Presídio de Varginha melhora áreas administrativa e de segurança

O Presídio de Varginha, no Sul de Minas, inaugurou um conjunto de obras de construção e reforma. Foram investidos R$70 mil reais originários da conta de penas de prestação pecuniária da Justiça local e também de doações de empresas. Na área administrativa, foram reformadas três salas e construídas outras três. Foi criada também uma sala de cultura. Para reforçar a segurança, um muro foi erguido em torno do presídio. Foram engajados nas obras 15 detentos, em troca de remissão de pena.

O diretor-geral do presídio, Rodolfo Correa Bandeira, disse que a aprovação do projeto de melhorias pelo Juízo de Execuções Penais e a contribuição de parceiros da sociedade são uma demonstração de confiança no trabalho dos servidores da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) no município. Bandeira adiantou que um novo projeto, que também vai pleitear dinheiro das penas de prestação, já está pronto, para uma reforma geral das celas e a construção de um bloco de saúde.



A nova sala de atividades culturais vai dar impulso às iniciativas de ressocialização por meio da música. O Presídio de Varginha tem uma fanfarra e o coral Raízes do Futuro. Responsável pelos dois projetos, o diretor ajunto Welton Donizete comemora a conquista de um espaço adequado para ensaios e também para guardar os instrumentos. “Vamos ter mais motivação e condições para ampliar a oferta de atividades de ressocialização pela cultura”, diz.

Por Paula Roberta

Fotos: Divulgação SEDS