Trabalhos da chamada 'Operação Asclépia' começaram por volta das 6h.
Foto O Corvo -Veloz |
A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira (1º) 27 mandados judiciais em Santo Antônio do Amparo (MG), Perdões (MG), Campo Belo (MG), Divinópolis (MG), Belo Horizonte (MG) e no Estado do Ceará. A chamada "Operação Asclépia" investiga um suposto desvio de verba que tem como centro o Hospital São Sebastião, unidade de Saúde localizada em Santo Antônio do Amparo e que é vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a Polícia Federal, dos 27 mandados, sete são de prisão temporária, 12 de condução coercitiva e oito de busca e apreensão. Os suspeitos ligados ao hospital fariam parte de um esquema que cobrava por procedimentos fornecidos gratuitamente pelo sistema SUS Fácil, maquiando, inclusive, a contabilidade. Além disso, há indícios de que autorizações de internação hospitalar eram falsificadas.
Associação criminosa
Entre os detidos, estariam integrantes da diretoria do hospital, médicos, pacientes e agentes políticos de Santo Antônio do Amparo. A Polícia Federal informou que eles são acusados de associação criminosa, estelionato, peculato, desvio e lavagem de dinheiro. Se condenados, os suspeitos podem cumprir até 30 anos de prisão.
Os trabalhos da "Operação Asclépia" começaram por volta das 6h. O nome da operação é uma referência a Asclépios, considerado o deus da cura e da medicina na Grécia antiga. Os templos de Asclépios, em Epidauro, eram considerados um refúgio para pessoas enfermas ou com algum tipo de deficiência. Asclépia também é o nome de uma planta, indicada para a cura de diversos males físicos.
Fonte: G1 Sul de Minas