A "Cidade das Luzes", do Cristo que recebe iluminação especial em determinadas ocasiões, agora investe na iluminação de Natal
A cidade de Luminárias é conhecida como "Cidade das Luzes", isso porque no passado, luzes eram vistas na serra. Os pontos luminosos eram atribuídos a "mãe do ouro", outros diziam que eram pedras preciosas que refletiam com a luz da Lua, existem ainda aqueles que atribuem a Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs). O fato é que as histórias das luzes são tão antigas que índios que habitavam a região, isso bem antes da chegada dos colonizadores, atribuíam os flashes luminosos às manifestações de deuses, algumas aparições foram retratadas em pinturas rupestres, em Luminárias e até São Tomé das Letras.
As luzes misteriosas hoje fazem parte, além do imaginário das pessoas, da história daquela cidade, que foi privilegiada pela natureza, que lhe presenteou com belíssimas cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego. A prefeitura daquela cidade explora o turismo divulgando suas belezas naturais pela internet e com informações que são prestadas todas as vezes que é consultada.
Atrair turismo para o lugar não é ideia apenas da administração daquela cidade, isso acontece em Carrancas, São Tomé das Letras, São Bento Abade e outras, mas em Luminárias a prefeitura está diversificando, divulga as belezas naturais e agora explora outras formas de atrair turistas, como as tradicionais festas, e a história do vingador "Sete Orelhas", que liga as cidades de São Bento e Luminárias.
A "Cidade das Luzes", pelo seu segundo ano consecutivo, investe na iluminação natalina e vai realizar amanhã a inauguração das luzes de Natal, que este ano não se limitará apenas na praça, mas se estenderá para outros pontos da cidade. O projeto "Natal na Cidade das Luzes" terá a participação da Corporação Musical São Thomeense, da cidade de São Tomé das Letras.
A programação de hoje começa com uma missa celebrada na igreja de Nossa Senhora do Carmo, em seguida, às 20h30, ao som da Banda São Thomeense, as luzes serão acesas. A administração daquela cidade convida os moradores das cidades da região para o evento.
Fonte: Jornal de Lavras