Inaugurada loja de artesanato de presas de Três Corações




Na ultima quarta-feira (02.10), foi inaugurada a loja Solar, em Três Corações, que venderá exclusivamente peças de artesanato produzidas por presas da penitenciária do município. Os recursos para a montagem da loja, situada no Centro, foram assegurados pela Associação pela Solidariedade ao Recuperando (Assolar), mantida pela Vara de Execuções Penais da Justiça local.

O dinheiro das vendas será totalmente direcionado para a manutenção do estabelecimento comercial e para a compra de matéria-prima para a confecção das peças artesanais no ateliê existente dentro do Penitenciária de Três Corações. Atualmente, os insumos são doados pela Assolar.
IMG-20151130-WA0015


A aposta na abertura da loja vem do sucesso que os produtos fazem em feiras, exposições e outros eventos públicos realizados no Sul de Minas. São mandalas feitas de folhas de jornal, cortinas de fuxico, jogos americanos, porta guardanapos, sousplat, cestas, panos de prato pintados à mão, luminárias, principalmente.

A união faz a arte

Com o olhar atento, a artesã Wanda Oliveira circula entre as presas que trabalham no ateliê. Graduada no curso Normal Superior, ela se especializou em artes e há cinco anos dá aulas para as detentas do Presídio de Três Corações. Ela considera a atividade uma conquista pessoal e que tem um sentido muito mais amplo do que ensinar um ofício.

“Eu amo o meu trabalho. A gente cria um vínculo afetivo com estas pessoas. Chamo a atenção e cobro bons resultados. Eu percebo o quanto a mudança destas mulheres é grande. Elas entram no ateliê de uma forma e saem completamente diferentes”, explica Wanda. Mas a professora faz questão de explicar que não faz nenhuma pregação para as detentas. “Eu não falo para elas que precisam mudar. Eu ofereço escolhas para que elas optem pela mudança de comportamento”, diz.

Por: Flávia Lima
SEDS.MG
Fotos: Divulgação