Bom Sucesso desenvolve projeto que melhora a qualidade de vida dos idosos

O projeto é desenvolvido no Asilo São Vicente de Paulo e tem melhorado a autoestima dos abrigados
O projeto está sendo desenvolvido na cidade de Bom Sucesso




Muitos pensam que aposentadoria – condição desejada por todos trabalhadores – significa ociosidade e associam a imagem do aposentado à imagem dos velhinhos que ficam nas praças jogando dama ou conversando amenidades. Para quem está de fora, na vida ativa, a aposentadoria é o melhor da vida, porém, a grande maioria das pessoas não planeja uma vida com atividades físicas, passeios e outros, neste caso, ficar sem fazer nada acaba se tornando um pesadelo.

Imagine isso para quem é pobre e às vezes nem tem família e acaba num asilo. O desafio então passa a ser vencer a inércia, a rotina de acordar, assentar na cama por uma ou duas horas, dar uma volta nos corredores e almoçar, depois voltar para o quarto, mais tarde toma um café e a noite janta e dorme, isso se repete dias, meses e anos. O idoso então passa a acreditar que não vale mais nada, sua autoestima cai e vem a depressão.

Em Bom Sucesso a velhice não é problema, obras sociais fazem com que os idosos se adaptem a nova vida com equilíbrio. A prefeitura daquela cidade tem projetos sociais que oferecem atividades que ocupam o tempo e fazem com que o idoso se sinta valorizado. A Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu uma parceria como Asilo "São Vicente de Paulo" e vêm realizando diversos projetos, tendo por objetivo a promoção da saúde e do bem estar social dos idosos.

O projeto caminha dentro dos princípios de atuações do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e segue sob os cuidados da psicóloga Bárbara Almeida Oliveira, que conta com recursos e ferramentas técnicas que possibilitam a adesão e satisfação dos pacientes envolvidos neste projeto.

Em novembro foi inaugurado naquela casa de apoio e amparo o "Cinema na Vila", que visa entreter e socializar os moradores da casa. O objetivo desse projeto ao apresentar filmes com diferentes temáticas, como documentários culturais, musicais, filmes de animação e outros, ele busca também a promoção do sentimento de pertencimento desses idosos junto aos produtos da cultura.

Outro projeto de sucesso é o "Quem dança, seus males espanta", projeto que tem a colaboração do estudante Jonathan W. Almeida, que é participante de um grupo de dança, ele foi iniciado este mês e envolve coreografia e rítmo. Foi apresentado este mês um especial denominado "Músicas havaianas". Foram distribuídos colares temáticos e foram apresentados slides com paisagens praianas. Em grupo, após a dança, trabalhou-se a reconstrução da memória, lembranças e vivências da infância, juventude, da antiga morada etc., em compartilhamento uns com os outros.

O artesanato também é usado naquela casa de acolhimento como terapia ocupacional, com as proximidades das festas de fim de ano, foi desenvolvido o projeto "Guirlanda para o Natal", onde os idosos puderam trabalhar e através da produção artística, promover a autoestima, a convivência em grupo, o bem estar social e pessoal. Ao produzirem arte sentem-se úteis e dão asas à imaginação. "Arte faz bem ao coração!"

De acordo com a psicóloga Bárbara Almeida Oliveira, "o objetivo desses projetos é terapêutico, baseiam-se na promoção enriquecedora da qualidade de vida de cada paciente, o ato de criar em arte é refletir, ampliar o conhecimento de si e dos outros, aumentar a auto-estima, lidar melhor com os sintomas do stresse, experiências traumáticas, desenvolver habilidades sociais - trabalho em grupo - recursos cognitivos, emocionais e desfrutar do prazer vitalizador do fazer artístico".

O projeto da prefeitura de Bom Sucesso, que faz com que o idoso se sinta útil, é realizado todas as quartas, quintas e sextas-feiras, de 8h às 11h30.





Fonte Jornal de Lavras