Monumento do 'Boi sem coração' está quase pronto em Ouro Fino, MG

Ele integra projeto turístico em torno da canção 'Menino da Porteira'.
Inauguração deve ser feita até dezembro, segundo prefeitura.


Com 5 metros de altura e 9 metros de comprimento, o "Boi sem coração" parece se curvar diante dos curiosos. Impossível passar pelo Centro de Ouro Fino (MG) sem reparar na estrutura que se ergue entre os tapumes colocados ao lado do ponto de ônibus na Avenida Francisco Guarda-Mor Lustosa. Polêmico, o monumento inspirado na famosa canção sertaneja "Menino da Porteira" está quase pronto e pode ser inaugurado até dezembro, estima a prefeitura.

Desde agosto deste ano, um boi de concreto vem sendo construído na cidade. Ele é parte de um projeto turístico que retoma uma proposta iniciada em 2001, quando foi inaugurada uma estátua de 10 metros no trevo de acesso pela MG-290.

Atraindo turistas
A estátua de um garoto encostado em uma porteira "recebe" há 14 anos os turistas que ali passam e logo se lembram dos versos de Teddy Vieira e Luís Raimundo. "Toda vez que eu viajava pela estrada de Ouro Fino, de longe eu avistava a figura de um menino", diz a letra gravada pela primeira vez em 1955 por Luizinho e Limeira e popularizada por vários artistas, entre os quais, Sérgio Reis.

Agora, a Prefeitura de Ouro Fino está empenhada em aguçar ainda mais o imaginário dos visitantes que conhecem a popular canção. Se, na letra, o menino que tantas lembranças deixou na memória do viajante pedia para que o boiadeiro tocasse seu berrante e foi morto por um "boi sem coração", por que não retratar essas figuras também? Nem todo mundo gostou da ideia, mas a proposta seguiu em frente, com orçamento em R$ 200 mil.
Estátua, 'Boi sem coração', Ouro Fino (Foto: Ascom/ Suzete Galvão)'Boi sem coração' pesa em torno de 20 toneladas, segundo escultor (Foto: Ascom/ Suzete Galvão)


"Ainda existem pessoas que não acham os monumentos necessários, mas já há os que defendem a história do boi. O "Menino da Porteira" [estátua] mesmo, lá em 2001, era chamado de 'monstrumento' [neologismo formado pelas palavras monstro e monumento]. A maioria detestava. Hoje todo mundo gosta. Nós queremos trabalhar o que foi um marco da música sertaneja e faz parte da nossa história", diz o secretário de Cultura, Dorival Geraldo dos Santos Júnior.

Além do "Boi sem coração", a prefeitura pretende erguer um berrante de concreto com 15 metros de comprimento e uma "Praça do Boiadeiro", próximo a um ginásio poliesportivo. O objetivo é criar um itinerário que estimule as pessoas a passarem do trevo de entrada e conhecerem a cidade.
  •  
Estátua, 'Boi sem coração', Ouro Fino (Foto: Ascom/ Suzete Galvão)Monumento começou a ser pintado e deve ganhar
a companhia de uma porteira e um menino
(Foto: Ascom/ Suzete Galvão)


"Acredito que mais um mês, a estátua do 'Boi sem coração' esteja pronta. Os outros monumentos vão ficar para o início de 2016", conta o secretário.

No entanto, é a imagem do boi "assassino" que mais críticas causa à administração. O escultor Genésio de Moura, o Ceará, nem liga. Cuida de cada detalhe da sua obra com a certeza de que o resultado passará longe da tristeza a que sua inspiração remete.

"Eu acho que logo vão parar com as polêmicas. Toda cidade tem que ter história", diz, com a tranquilidade de quem há mais de três décadas viaja pelo Brasil materializando projetos como o de Ouro Fino.

Últimos retoques
Ceará é o autor da estátua do "Menino da Porteira" e também responsável pela escultura do "Cristo Redentor" de Pouso Alegre (MG). Estava em Santa Catarina, quando foi selecionado para voltar ao Sul de Minas. Acredita que, assim que entregarem a porteira que começou a ser feita no entorno do boi, levará uma semana para terminar o monumento.

"Tem o boi, a porteira e mais um menino, que vai ficar em cima da porteira. Essa parte deve chegar a uns 8 metros. O boi está quase pronto. Pesa umas 20 toneladas. Tem uns detalhes ainda, que vou terminar aos poucos. Escolhi uma pintura, porque para foto fica mais bonito", conta.

Curiosidade
E se na cidade as opiniões permanecem divididas quanto ao bom gosto e a utilidade do investimento, entre os visitantes o sucesso parece garantido. O promotor de vendas Charlles Franco, por exemplo, aproveita os compromissos de trabalho na cidade vizinha apenas para espiar o andamento da obra.

"Eu achei a história interessante, de ter a parte da música retratada nas estátuas, e, quando eu ouvi sobre a polêmica em fazer a estátua, eu pensei: todo mês estou por aqui, vamos ver como vai ficar", conta, entusiasmado com a evolução do projeto, registrada de tempos em tempos por meio de fotos que são publicadas em rede social.
Estátua, 'Boi sem coração', Ouro Fino (Foto: Arquivo Pessoal/ Charlles Franco)Promotor de vendas registra evolução do 'Boi sem coração': em sentido horário, armação de ferro da estátua em agosto, monumento há dois meses e foto feita há 15 dias (Foto: Arquivo Pessoal/ Charlles Franco)
Fonte G1 Sul de Minas