Empresário tenta implantar 'Tuk Tuk' em alternativa a charretes em MG

Triciclo para turistas funciona em caráter experimental em Poços de Caldas.
Serviço de charretes é alvo de críticas de grupos de defesa dos animais.





Um empresário de Poços de Caldas (MG) tenta implantar na cidade um meio de transporte que seria uma alternativa os usos da charretes, que vem recebendo críticas de grupos de defesa dos animais por supostos maus-tratos a cavalos. O Tuk Tuk, um triciclo de cabine fechada, muito famoso na Índia, já está rodando na cidade em caráter experimental, mas ainda precisa de regulamentação para funcionar comercialmente.

"Esses veículos são de origem indiana e eles têm sido utilizados muito comumente em cidades turísticas, começou em Portugal, agora já está em Barcelona, tem também na Alemanha e na Holanda também está sendo difundido justamente com esse princípio que é ser usado para passeios turísticos", disse o empresário Mauro Canhão, que comprou os veículos.

Segundo o empresário, o objetivo não é substituir nenhum outro meio de transporte, mas sim proporcionar mais uma atração cultural para a cidade.

"A nossa ideia é fazer um passeio de cunho cultural, onde existe um sistema de som no carrinho que conta a história da cidade, dos principais pontos turísticos, e essas locuções foram gravadas em português, inglês e espanhol, então nós conseguimos atender um turista estrangeiro também, então a ideia desse tipo de transporte é agregar mais uma atividade, mais uma atração turística para a cidade", diz o empresário.

Os charreteiros, que fazem o transporte de turistas mais famoso da cidade, negam abusos com o transporte de tração animal e dizem que os profissionais respeitam os limites dos animais.

O charreteiro hoje trabalha com uma equipe de três animais, trabalha um dia, descansa dois, às vezes folgamos duas vezes na semana, resumindo o animal tem que se manter gordo bonito, com tratamento de veterinário, inclusive os nossos também e os animais hoje eles trabalham duas vezes na semana comendo 10 quilos de ração por dia", diz o charreteiro Francisco Carlos Rodrigues, que também é membro da associação do setor.

O secretário de Defesa Social da cidade diz que o município já estuda a regulamentação do serviço.

"Esse tipo de serviço, nessa modalidade de triciclo com cabine fechada, comumente chamado de tuk tuk, é um serviço de transporte, ele faz parte do sistema e precisa de regulamentação por parte do município. Com a proposta de execução desses serviços e por recomendação do próprio prefeito, está sendo feito toda uma avaliação do ponto de vista para essa regulamentação, não só para essa modalidade mas para o transporte turístico de uma forma em geral", diz o secretário Luiz Carlos Lima.

Ainda conforme o secretário, será preciso um estudo para que o serviço funcione em conformidade com outros já existentes no município.

Ele é uma alternativa, já vem sendo utilizado em vários centros e pode passar a ser integrante do cenário de transporte de turismo da nossa cidade após sua regulamentação, que são os estudos técnicos que nos indiquem qual a quantidade, qual o itinerário, qual a dimensão do serviço no município, como essa modalidade vai interagir no espaço público com as outras de locomoção da cidade. Então é uma integração para fazer o transporte de uma forma sistêmica", diz o secretário Luiz Carlos Lima.
Tuk Tuks já funcionam, mas precisam de regulamentação em Poços de Caldas (Foto: Reprodução EPTV)Tuk Tuks já funcionam, mas precisam de regulamentação em Poços de Caldas (Foto: Reprodução EPTV)

Fonte: G1 Sul de Minas