A idade para os animais chega mais rápido do que para nós. Você já deve ter ouvido falar que para calcular o envelhecimento do cão deve-se pegar a idade dele e multiplicar por sete. Isso é mito. Não é possível calcular a idade dos cachorros assim.
O site americano Pet Place ( http://www.petplace.com/article/dogs/keeping-your-dog-healthy/senior-dog-care/when-is-a-dog-considered-senior ) explica como descobrir quando um cão é considerado idoso.
O que é importante saber é que o tempo de vida de um cão depende do seu tamanho e raça. Em geral, quanto maior for o tamanho do cão, menor será o seu tempo de vida. Por isso, geralmente o termo ‘idoso’ é empregado quando o cão já viveu 75% da sua expectativa de vida.
Um dogue alemão – que é um cão de porte grande –, por exemplo, tem uma estimativa de vida média de 8 a 10 anos. Ou seja, ele estará idoso, em torno de 7 a 8 anos. Já um chihuahua possui uma expectativa de vida de 15 a 18 anos. Por isso, considera-se que eles se tornam idosos entre 11 a 13 anos.
Existem estudos que mostram que apenas 13% dos cães de raças gigantes vivem até os 10 anos de idade. Por outro lado, 38% dos cães de raças pequenas vivem mais – alguns cães podem chegar até quase aos 20 anos.
E não se esqueça de que quando o seu cão se tornar idoso é necessário ter mudanças e adaptações quanto a alimentação e cuidados.
Quem Ama, Cuida!
Mellina Venturelli Quaresma
Médica Veterinária
CRMV-MG 12749
Nº controle EV 574/12
(35) 8874-6752