Coluna Veterinária: Dermatite por lambedura
Dermatite por lambedura é uma doença de pele que acomete os cachorros e tem origem psicológica. Também conhecida como dermatite psicogênica ou granuloma de lambedura. A dermatite por lambedura tem um aspecto grosseiro, geralmente é localizada próximo aos punhos, tornozelos e entre os dedos das patas, mas isso não é uma regra. Os cães mais aeftados de grande porte são osSão Bernardo, Kuvasz, Rottweiler, Golden Retriever, Dogue Alemão entre outros. Mas os cães de pequeno e médio porte não estão livres de apresentar a doença,pode ocorre em qualquer idade e pode afetar tanto cães machos quanto fêmeas.
“ Assim como nós podemos desenvolver algumas doenças psicológicas devido ao estresse, desenvolvemos medos, tiques, os nossos fiéis companheiros também não ficam livres , o mesmo estresse que nos leva há uma série de dificuldades os leva também, a solidão, estresse de mudanças seja do ambiente ou da rotina, o tédio e a monotonia podem levar o seu cachorro a desenvolver uma dermatite por lambedura”.
“ Esta doença ocorre em cães que ficam muito tempo sozinhos em casa, a falta do que fazer ou até uma depressão faz o cachorro ir atrás de algo que os distraia, e eles encontram no ato de lamber um prazer, este estado em que ele se encontra de tristeza, angustia e tédio faz o seu psicológico através do ato de lamber liberar a endorfina dando a ele uma sensação de prazer ao mesmo tempo em que o efeito narcótico impede a sensação de dor, então o cachorro se machuca, se mutila e não sente dor e assim como uma droga, cada vez mais ele busca prazer naquele ato, fazendo assim a lambedura virar feridas que provocam uma infecção secundária que na maioria das vezes precisa ser tratada com antibióticos”.
Os principais sintomas são lambedura constante e excessiva podendo haver até mastigação do pelo; rarefação pilosa, crostas, ulcera e coloração escurecida do pelo; lesão geralmente em forma circular devido a contaminação provocada pela boca.
Para diagnosticar veterinário precisa primeiro analisar o histórico de comportamento do seu cachorro. Em um segundo momento ele deverá através de um raspado de pele eliminar as outras enfermidades como DAPP (dermatite alérgica a picada de pulgas), sarna demodécica, dermafitose entre outras.
O tratamento vai desde de medicamentos ate passeios diários com seu cão Antes de medicar o seu Pet leve ele em um Médico Veterinário para que o melhor e mais completo tratamento seja realizado, visando a cura mais rápida para seu melhor amigo.
Mellina Venturelli Quaresma
Médica Veterinária
CRMV-MG 12749
Nº controle EV 574/12
(35) 3341-7680