80% das obras do Centro Socioeducativo de Passos já estão concluídas

O primeiro centro socioeducativo para internação de adolescentes em conflito com a lei do Sul de Minas será entregue ainda neste ano pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). As obras da nova unidade, na cidade de Passos, já estão 80% concluídas, segundo informações da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativa (Suase). A inauguração está prevista para dezembro. A unidade masculina terá capacidade para internar 40 adolescentes e é a primeira a ser entregue das quatro prometidas pela atual gestão da Seds até 2017.


As obras foram paralisadas no governo anterior e voltaram com força total este ano. O prédio onde funcionará o centro pertence ao Estado e está sendo adaptado para atender com a estrutura adequada às diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

A instalação da unidade garante a internação dos jovens na região em que moram, próximo de suas famílias, garantindo a chance de ressocialização. É uma regra preconizada pelo Sinase, como afirma o superintendente de Gestão das Medidas de Privação de Liberdade da Suase, Bernardino Soares.


Mais vagas

O Sul de Minas também ganhará outra unidade no início de 2017, o Centro Socioeducativo de Alfenas. A unidade contará com 80 vagas e faz parte de um convênio recém-assinado com o governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, garantindo um repasse de aproximadamente R$ 15,5 milhões para a construção. O projeto executivo da obra de Alfenas está sendo elaborado pelo Departamento Estadual de Obras Públicas (Deop), vinculado à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).

Para o início de 2016 também está prevista a inauguração do Centro Socioeducativo de Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, que contará com 40 vagas. A implantação da unidade foi interrompida em 2014 e agora serão aplicados R$ 200 mil na chamada rede lógica (comunicações e outras facilidades) e na aquisição de mobiliário e equipamentos.



Por Fernanda de Paula

Créditos fotos: Marcelo Sant'Anna/Imprensa MG