Município de Maria da Fé recebe o Circuito Frutifica Minas



O Campo Experimental da Epamig, em Maria da Fé, sediará, na próxima quinta-feira (5/11), a etapa do Circuito Frutifica Minas. Evento itinerante, criado em 2010 pela Emater-MG, o Frutifica Minas tem como objetivos aumentar a quantidade e a qualidade das frutas produzidas no estado.

Na edição em Maria da Fé, a proposta é difundir a fruticultura de montanha no Sul de Minas, com base na produção sustentável e na melhoria da qualidade dos frutos. A programação, que conta com cinco estações de campo, foi proposta por pesquisadores da Epamig. “Procuramos escolher temas que atendam aos interesses dos produtores e que possam ser apresentados na prática”, explica o gerente do Campo Experimental Alessandro Gonçalves.

Os pesquisadores Luiz Fernando de Oliveira e Pedro Moura apresentarão o tema O Cultivo da Oliveira em Minas Gerais, destacando o histórico da atividade e as condições climáticas ideais para o plantio. “Falaremos sobre a cultura e as particularidades que a caracterizam, de acordo com o interesse dos participantes”, explica Pedro. Os pesquisadores também orientarão sobre a escolha da área; plantio, condução e manejo; colheita e processamento da azeitona para produção de azeite; mercado e custos.

O engenheiro agrônomo Rodrigo Veraldi, proprietário do viveiro Frutopia, na região de Campos do Jordão (SP), falará sobre o cultivo de pequenas frutas como opção para a diversificação da produção em pequenas propriedades. E destacará as condições de mercado para a comercialização dessas frutas ao natural e processadas em forma de doces, geleias e licores. Os pesquisadores da Epamig Sul, Júlio César de Souza e Vicente Carvalho, vão abordar os temas Manejo Integrado de Pragas (MIP) e de Doenças (MID). A pesquisadora da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Silvana Bueno, tratará dos aspectos técnicos para o cultivo da atemoia na região da Serra da Mantiqueira.

As inscrições para o Frutifica Minas são gratuitas e podem ser feitas no dia e local do evento. Esta etapa é uma parceira entre Epamig e Emater-MG com o apoio da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Campo das Vertentes

No mês de outubro, os pesquisadores da Epamig Angelo Albérico e Paulo Norberto participaram de encontro do Circuito Frutifica Minas no município de Antônio Carlos, na região Campo das Vertentes. Na oportunidade apresentaram técnicas de podas de frutíferas de clima temperado como pessegueiro e videira e técnicos da Emater-MG abordaram potencialidades, desafios e estratégias do setor, além da comercialização das frutas no mercado atacadista.

A região já soma boas experiências na fruticultura. É caso do produtor rural de Barbacena Luiz Gava, que cultiva cerca de 135 hectares de frutíferas, como pêssego, nectarina, ameixa, atemoia, maçã. "Luiz comercializa sua produção de qualidade em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Rio de Janeiro e, portanto, consegue um preço diferenciado por suas frutas", afirma o pesquisador Paulo Norberto, que desde 2007 acompanha unidades demonstrativas em diversos municípios da região.

Circuito Frutifica Minas – Etapa Epamig Maria da Fé

Data: 5/11

Horário: a partir de 8h (inscrições gratuitas)

Local: Campo Experimental da Epamig

Mais informações pelo telefone (35) 3662-1227 ou e-mail cemf@epamig.br.