A escassez das chuvas tem atingido várias regiões do país, e assombra boa parte da população brasileira com a falta de água. Mas embora o Brasil seja o primeiro país em disponibilidade hídrica em rios do mundo, a poluição e o uso inadequado, também comprometem esse recurso em várias regiões do País.
Na zona rural, os recursos hídricos também são utilizados de forma irregular. A vegetação protetora da bacia (mata ciliar) vem sendo destruída para a realização de atividades como agricultura e pecuária, além de muitas vezes, agrotóxicos e dejetos utilizados nessas atividades também acabam por poluir a água.
Sabedora dessa situação, a 6ª Cia PM Ind MAT, por meio da Polícia de Meio Ambiente, tem realizado diversas atividades como patrulhamentos embarcados e fiscalizações rotineiras, com o objetivo de prevenir e reprimir ilícitos ambientais que venham a prejudicar o meio ambiente e os recursos hidrícos de Lavras e região.
A 6ª Cia PM Ind MAT apresenta algumas dicas para que seja mantida a qualidade e quantidade das nossas águas; Para que esse recurso tão importante a nós seja utilizado de maneira consciente.
Use os recursos naturais com racionalidade. Pense nas gerações futuras;
Não jogue lixo em cursos d’água;
Denuncie aplicação de defensivos agrícolas proibidos, próximo a recursos hídricos;
Ajude na fiscalização dos recursos hídricos e mobilize a sua vizinhança;
Contemple as belezas naturais hídricas e não danifique a paisagem visitada;
Evite o desperdício em todas as atividades do dia-a-dia;
Denuncie desmatamentos, especialmente próximos a nascentes, rios, lagos ou córregos, através do 190 ou dos telefones (35) 3829-2110 e (35) 3829-2116;
Se todos colaborarem a água nunca vai faltar! Sexta Companhia de Meio Ambiente e Trânsito junto com você na conservação das águas, que é a fonte de vida do planeta!
Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional da 6ª cia PM Ind MAT