"A audição do cão é muito sensível, e eles acabam escutando o barulho muito mais alto e forte do que nós. Devido a isso, eles sentem medo e podem procurar algum lugar seguro e confortável para se esconder ou se aproximar do dono. Além disso, o temor, também, pode ser provocado, pelo perigo que os barulhos representam". Como eles não sabem o que significam o barulho tende a se esconder.
Para diminuir esse medo em nossos cães precisamos mostra los que eles estão seguros, mas sempre agir de forma natural e jamais faça daquela situação um drama. Procure sempre o equilíbrio.
Para que isso aconteça, nos momentos de chuvas fortes procure distrai-los com brincadeiras, use brinquedos(preferencialmente o que ele mais goste) e ofereça petiscos como recompensa. Ele irá se concentrar na brincadeira e esquecerá os barulho e o medo. O ideal é que não force o animal a enfrentar o medo,é preciso muita paciência.
Alguns animais tem um medo fora do comum e com isso entram em pânico, levando o cão a vomitar, a ter reações brutas, convulsões e outros. Nesses caso é preciso que o proprietário procure uma ajuda profissional (Médico Veterinário) para que seja o cãozinho seja tratado.
Mellina Venturelli Quaresma
Médica Veterinária
CRMV-MG 12749
Nº controle EV 574/12
(35) 3341-7680