Ato de repúdio ao racismo sofrido por um estudante foi realizado em Lavras

Um ato reprovável e criminoso: jovem é agredido com palavras e frases racistas por causa de seu cabelo crespo, em estilo "black power".
Manifestação realizada em Lavras (Fotos: Marília Cristiane e Divulgação)




Um atleta do CRIA (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (Ufla), foi vítima de ofensas racistas na tarde de segunda-feira, dia 14. Quando seguia pela avenida Sylvio Menicucci, o rapaz, que tem cabelo crespo no estilo "black power", foi agredido com palavras e frases racistas por um casal.

O rapaz, que é estudante de Educação Física, narrou o acontecido aos seus amigos e ao professor Fernando de Oliveira, um formador de grandes atletas, e eles resolveram promover uma manifestação pacífica.

Como a vítima desconhece o casal, os manifestantes resolveram então promover uma passeata pela avenida, seguindo o mesmo trajeto que o estudante fez no dia da agressão.

A manifestação recebeu o apoio dos motoristas que passavam pela Perimetral, eles buzinavam e pronunciavam frases de apoio ao jovem agredido e aos manifestantes. O grupo contou com a participação do professor Fernando de Oliveira, um profissional muito respeitado pelo seu trabalho de formação de atletas e como cidadão.


Manifestação contra o preconceito racial. Fotos: Marília Cristiane e Divulgação




Fonte: Jornal de Lavras