Comissão REDUZA JÁ é montada para reduzir salários dos vereadores em Alfenas

Cerca de 100 pessoas compareceram na reunião que aconteceu na OAB.

height=450


Em Alfenas, na noite desta quarta-feira (26/08), por volta das 19hs, moradores e eleitores da cidade participaram de uma reunião na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no centro, onde a pauta discutida foi a redução dos salários dos vereadores.

Membros da OAB, como o Presidente da entidade, Daniel Murad participaram da reunião e deram orientações jurídicas para cerca de 100 ativistas, pessoas que ali participavam e de como deveriam proceder, sugerindo que seja criado um projeto de lei de INICIATIVA POPULAR para regulamentação de valores de diárias, sessões extraordinárias.

height=225 height=225


A questão é que de acordo com a lei orgânica do município, quem define o valor dos salários dos vereadores são os próprios vereadores, daí o abaixo assinado é para que os eleitores possam entrar com um requerimento, para que na Câmara Municipal seja transformado em lei.

Ficou acordado e escolhidas, doze (12) pessoas da sociedade civil que vão juntos, compor uma comissão provisória para debater o valor pretendido abaixar no salário dos vereadores e a criação de um projeto de lei de iniciativa popular. Uma outra reunião para esta sexta-feira (28) entre os membros desta comissão foi marcada. A comissão foi batizada pelos ativistas de “Comissão REDUZA JÁ”.

Após essa reunião marcada e feita as definições, essa comissão terá a difícil missão de mobilizar os moradores de Alfenas, divulgando as datas para manifestações populares para que as pessoas possam assinar o abaixo assinado de iniciativa popular.

São necessárias cerca de aproximadamente 3mil assinaturas para dar entrada com o projeto, mas a comissão “REDUZA JÁ” espera colher no mínimo 10mil assinaturas antes de apresentar o projeto aos vereadores.

A mobilização deve acontecer através das redes sociais e manifestações na Câmara Municipal de Alfenas, durante as reuniões de segundas-feiras e manifestações na feira livre aos domingos.

Estiveram presentes na reunião alguns membros de partidos políticos, como o PRB, PSOL e o PC do B.

Em nota, a entidade deixa claro que não apoia o movimento, apenas teria emprestado o galpão para a referida reunião, mas nada impede de que advogados e membros da OAB expressem sua opinião individual e apoiem o movimento de redução de salário dos vereadores.

No início da semana, na primeira reportagem publicada no site com o título “Eleitores querem redução de salário de vereadores em Alfenas”, obtivemos mais de 580 compartilhamentos no Facebook e cerca de mais de 30 mil pessoas visualizaram a referida matéria. A redação do jornal Minas Acontece apoia e incentiva a iniciativa popular da população e vai estar acompanhando todo o processo dessa nova etapa de consciência política da sociedade alfenense e vai disponibilizar uma seria de matérias para que nossos leitores possam compartilhar.

Por Pedro Alencar Azevedo
Minas Acontece