Pianista Nelson Freire volta à cidade natal para concerto no Sul de Minas

Artista se apresentará ao lado da Filarmônica de Minas em Boa Esperança. Concerto histórico tem obras de Beethoven, Tchaikovsky, Wagner e outros


Boa Esperança (MG) recebe neste sábado (1°) um de seus 'filhos' mais admirados em todo o mundo: o pianista Nelson Freire. Ao lado da Filarmônica de Minas Gerais, o artista interpreta músicas clássicas em praça pública, em concerto gratuito e ao ar livre, para os conterrâneos e visitantes da cidade sulmineira. A apresentação começa às 20h, na Praça do Fórum.

O concerto histórico traz de volta à cidade o pianista após mais de duas décadas. O último recital de Nelson Freire em sua terra natal foi em 1994, no aniversário de 50 anos do artista.
Nelson Freire - pianista (Foto: Divulgação)Nelson Freire se apresenta na cidade natal
Boa Esperança (Foto: Divulgação)



O repertório da apresentação terá o Concerto para piano nº 4 em Sol maior, op. 58, de Beethoven, o Hino Nacional Brasileiro, de Francisco Manuel da Silva; A Abertura de O Navio Fantasma, de Wagner; O Quebra-nozes, op. 71: Valsa das Flores, de Tchaikovsky; e a Protofonia de O Guarani, de Carlos Gomes.




O pianista
Aos 70 anos, Nelson Freire continua emocionando admiradores por todo o mundo. O sulmineiro de Boa Esperança mostrava, desde menino, talento para a música e principalmente afinidade com o piano. Com apenas 4 anos de idade fez sua primeira apresentação pública. Ao perceber que o menino aprendia rápido, a família decidiu se mudar para o Rio de Janeiro (RJ), para que Nelson aprimorasse o dom.




Aos 12 anos, foi premiado no primeiro concurso internacional de piano do Rio, o que garantiu uma bolsa de estudos para estudar música em Viena, na Áustria. O menino prodígio do interior tornou-se um dos maiores pianistas do mundo e é hoje um artista consagrado, convidado a tocar nas melhores salas de concerto e ao lado de grandes orquestras.

Nelson Freire durante apresentação com a Filarmônica de Minas Gerais (Foto: Rafael Motta)Nelson Freire durante apresentação com a Filarmônica de Minas Gerais (Foto: Rafael Motta)

maestro
Natural de São Paulo, Fabio Mechetti é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde sua criação, em 2008. Por esse trabalho recebeu o Prêmio Carlos Gomes (2009) como Melhor Regente brasileiro. Recentemente, tornou-se o primeiro brasileiro a ser convidado a dirigir uma orquestra asiática, sendo nomeado Regente Principal da Orquestra Filarmônica da Malásia. Foi regente em diversas sinfônicas nos Estados Unidos e já passou por concertos na Europa, Américas e Ásia.





A orquestra
A Orquestra Filarmônica foi criada em 2008 com o intuito de inserir Minas Gerais nos circuitos nacional e internacional da música orquestral. Sob a direção artística e regência titular de Fabio Mechetti, a orquestra é atualmente formada por 94 músicos, provenientes de todo o Brasil, Europa, Ásia, Américas e Oceania. Em 2015, a Filarmônica passou a se apresentar em sua sede própria, a Sala Minas Gerais, intensificando sua programação.




Reconhecida e elogiada pela crítica especializada, a Filarmônica foi eleita melhor orquestra do Brasil em 2012 (Prêmio Carlos Gomes) e melhor grupo musical erudito de 2010 (Associação Paulista de Críticos de Artes – APCA). Entre 2008 e 2014, a Filarmônica realizou 461 concertos para um público de 600 mil pessoas, das quais 48,9% participaram gratuitamente.

Nelson Freire se apresenta com Filarmônica de MG em Boa Esperança (Foto: Rafael Motta)Nelson Freire se apresenta com Filarmônica de MG em Boa Esperança (Foto: Rafael Motta)


Fonte: G1