Doce foi aferido pelo RankBrasil e virou atração na porta da loja em MG.
Com 551 kg, o maior doce de abóbora do país é fabricado em Poços de Caldas(MG). Aferida pelo RankBrasil, a peça mede 155 cm de diâmetro por 23,2 cm de altura e virou atração na porta da loja, na Praça Pedro Sanches. Todo mundo que passa pelo local quer tirar fotografias ao lado do doce em tamanho gigante.
A fábrica, que fica na cidade, já preparava peças com pesos entre 100 kg e 300 kg, mas a produção de um doce com quase o dobro de tamanho foi um desafio, como explica o empresário Gláucio Peron.
“Eu estive numa feira nos Estados Unidos, voltei e falei que queria fazer um doce do tamanho de uma roda de caminhão. Essa foi a primeira ideia e começamos a fazer o de 100kg, que agora já é uma rotina. Então pensamos fazer algo bem inédito, que foi o doce de meia tonelada”, contou.
A receita deu trabalho. O preparo na fábrica demorou 120 dias e envolveu seis pessoas, além dos ingredientes. Ao todo, foram utilizadas 5 toneladas de abóbora, 200kg de coco in natura e 90 kg de açúcar. Já o processo de cozinhar doce no tacho foi repetido 22 vezes.
“O processo de logística foi um dos mais complicados. Tivemos que contratar uma transportadora e uma empilhadeira para fazer o carregamento. Além disso, tivemos que fechar metade da rua”, destacou Peron.
Após todo esse trabalho, a peça entrou para o ranking nacional como o maior doce de abóbora com coco do país. O recorde foi registrado pela empresa que faz a homologação de recordes brasileiros.
Depois disso, o doce foi colocado à venda. Se for cortado em pedaços de 150 gramas cada, mais de 3,6 mil pessoas podem provar. A degustação na loja já começou, e o sabor impressionou tanto quanto o tamanho.
“Eu achei incrível, ele está com uma cara muito boa, muito gostosa”, contou a professora Cláudia Bozzola.
No Mercado Municipal de Poços de Caldas, onde o doce também é vendido, tem turista ansioso em conhecer o produto. A Karine Matos veio do Rio de Janeiro (RJ) e avisou que não vai deixar os parentes na mão. “Vou levar para o pessoal experimentar lá, porque todo mundo já está curioso”, disse.
Após conquistar o recorde nacional de maior doce, agora ele será enviado ao Guiness Book, o livro de recordes mundial, para avaliar se é o maior do planeta.