Coluna Veterinária: O início de uma grande AMIZADE!!!



Nossos Pets também sentem ciumes. Ciumes de uma criança que estar para nascer, um outro animal que chegou na casa, ciumes de um namorado(a) ou marido/mulher. Esse sentimento é tão profundo, que o cão pode sentar entre duas pessoas e até recusar a dividir a atenção, segundo psicólogo da Universidade de Portsmouth, Dr. Paul Morris.

O ciumes que mais escutamos é o ciumes dos recém chegados bebes, os animais vão ao quarto da criança e marcam o território com um XIXI. Neste caso especialista do comportamento animal indicam que a Mamãe mostre o quarto, perfume dos óleos que o bebe irá usar e da fralda descartável para que o cão vá se acostumando. E na chegada da criança é preciso fazer a apresentação, com cuidado e naturalidade.

Alguns sinais mostram que seu Cão está com ciúmes como Latidos excessivos quando o dono mexe com o outro animal ou pessoa; Xixi pela casa toda Destruir a casa, se esconder ou não sair do seu lado; Agressividade e mudanças de comportamento.

Nos casos mais graves alguns cães sofrem com problemas de saúde , como para de comer e lamber excessivamente suas patas, para isso é preciso que você tenha sempre um Médico Veterinário de sua confiança para orientá- lo nesse processo de adaptação.

O laço de amizade com o novo membro deve ser feita de forma tranquila e paciente, para que o cão se sinta confiança, para isso ofereça petiscos, carinho e atenção.

Afinal quem AMA, CUIDA!




Mellina Venturelli Quaresma

Médica Veterinária
CRMV-MG 12749
Nº controle EV 574/12
(35) 3341-7680