Obra para criação de vagas de estacionamento em Caxambu continua gerando polêmica

Cidade está dividida entre os que apoiam o projeto acreditando em modernização e os que defendem a preservação do patrimônio, e questionam a eficácia do projeto




A obra para criação vagas de estacionamento em 45 graus para carros em dois quarteirões da Avenida Camilo Soares, no Centro de Caxambu, continua gerando polêmica na cidade. Conforme o Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema), o órgão foi informado sobre o projeto, mas ainda não havia avaliado o impacto ambiental quando algumas as árvores começaram a ser arrancadas. Parte da população também se manifestou contrária ao projeto considerando que a intervenção urbana descaracteriza o paisagismo e o patrimônio, além de questionamentos com relação ao planejamento e pós funcionamento do projeto. Entre os questionamentos levantados está a falta de estrutura da avenida, ou seja, de acordo com alguns moradores se o projeto estiver na escala, percebe-se que a avenida não tem a largura necessária para estacionamento 45º. O trânsito terá seu fluxo piorado.


Na semana passada foi realizada reunião onde o Codema, a prefeitura e população apresentaram suas considerações, contudo não chegaram a um consenso.

A prefeitura instalou um pequeno Stand na própria avenida onde pretende construir o estacionamento, apresentando detalhes do projeto e coletando assinaturas dos moradores favoráveis a obra.


O CODEMA convocou a  população para participar de audiência pública a ser realizada pelo Conselho no dia 05/06/2015 ás 16:00 horas na Câmara Municipal de Caxambu, Rua. Dr. Enout nº 15 , 3º andar , a fim de tratar do assunto “Avaliar o Impacto Ambiental referente ao projeto de Estacionamento 45° na Av. Camilo Soares, nesta cidade, podendo a população se inscrever 30 minutos antes da audiência para se manifestar na tribuna.

Caso as obras não recomeçarem até o dia 10 de junho, a prefeitura terá que devolver a verba que foi destinada para o projeto.