LigMinas ajuda na recuperação de dependentes químicos



Ver o filho livre das drogas, essa é a meta da doméstica, Maria de Fátima Borges de 55 anos. Moradora da cidade de Uberaba, ela ligou para Linha de Informações do Governo (LigMinas S.O.S. drogas) em busca de uma solução. Lá recebeu orientações sobre como proceder. “Eu não tinha mais a quem procurar quando conheci o serviço. Estava desesperada. Fui muito bem atendida e logo meu filho foi direcionado a uma comunidade terapêutica. Com o atendimento do LigMinas eu tenho ainda a liberdade para conversar. No fim da ligação me sinto acolhida ” conta Fátima, que também está sendo acompanhada por psicólogos responsáveis pelo serviço.

O serviço dispõe de dois níveis de atendimento, o especializado e o avançado. No primeiro, a pessoa recebe informações do atendente capacitado identificar as demandas, e se necessário, encaminhá-lo para um psicólogo. Nesta fase o profissional presta o atendimento por telefone orientando o tratamento adequado para cada situação e pode ainda indicar uma entidade terapêutica mais próxima do dependente químico.

Sobre o LiG Minas

O LigMinas desde sua criação já atendeu mais de 47mil pessoas. O Serviço é formado por 12 profissionais, sendo oito atendentes e quatro psicólogos, em dois turnos, manhã e tarde. A equipe esclarece dúvidas e direcionam os usuários para o atendimento ambulatorial, internações em comunidades terapêuticas ou grupos de terapia familiar.

Perfil do usuário

A Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod), da Secretaria de Estado de Defesa Social, divulgou um estudo, em 2014, por meio do Centro de Referência Estadual em Álcool e outras Drogas (Cread), para nortear as políticas publicas de combate às drogas em Minas Gerais.

O Cread traçou o perfil dos 1.976 pacientes registrados. Destes, 45% procuram ajuda sozinhos. Outros 38% foram levadas por familiares. Quase a metade, 49%, nunca tinha feito tratamento para combater o vício.

Serviço

O atendimento do LigMinas funciona das 7h as 19h, de segunda a sábado, no número 155, na opção 1, para todos 853 municípios de Minas Gerais. A ligação pode ser feita via celular, telefone fixo e orelhão e, além disso, é gratuita.

Na capital mineira também existe o serviço do Centro de acolhimento S.O.S drogas, localizada no na rua Rio de janeiro, 471, 3º andar. O atendimento é presencial e funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h.

Fonte: Agência Minas