O inverno que começou neste domingo (21) deve decepcionar os fãs da estação que já foi a "mais fria do ano". A previsão é que as temperaturas fiquem acima da média em Minas Gerais.
Segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Instituto Tempo Clima PUC Minas, a influência do El Niño vai ajudar a manter a sensação de "calor".
— A tendência para a estação em Minas é de temperaturas ligeiramente acima da média, em função da influência do fenômeno El Niño.
O fenômeno, de acordo com o especialista, não vai impedir que o inverno tenha dias mais frios. As temperaturas baixas, no entanto, vão depender da ação de ondas de massa de ar polar.
— Isso não significa que não teremos ondas de frio e passagens de massa de ar polar. As mínimas ficarão mais baixas nessas situações.
É o que deve ocorrer nos primeiros dias, com a atuação de uma onda que chega do sul do Brasil. Em Belo Horizonte, nas partes mais altas cidade, os termômetros devem marcar 12º C no domingo e 11º C na segunda-feira. A máxima não deve ultrapassar os 24º C.
No sul de Minas, a previsão é de temperaturas bem mais baixas. Nas cidades de Monte Verde e Maria da Fé, consideradas as mais frias do Estado, a mínima deve atingir 4º C.
Tempo seco
A estação também deve ser de tempo seco, conforme o meteorologista.
— Praticamente não teremos chuva durante três meses. Apenas pancadas isoladas, mas de baixa intensidade.
O esperado, como de costume, é que volte a chover novamente entre o final de setembro e começo de outubro.
Fonte: R7