Esclarecimento da Assistência Social e CRAS de Soledade de Minas sobre o caso dos idosos



Em resposta a matéria publicada " Idosos vivem em condições precárias na zona rural de Soledade de Minas" o CRAS de Soledade e a Srª Beatriz Rezende Rocha em nome da Assistência Social de Soledade de Minas postaram as explicações abaixo.

Tentamos um contato via telefone mas não obtivemos resposta.

Aos leitores interessados em saber notícias entrem em contato com o CRAS, o qual se dispõe prestar informações 
sobre os idosos. https://www.facebook.com/profile.php?id=100009997141625&fref=nf


Em nome da Assistência Social- Soledade de Minas

Vimos através desta prestar maiores esclarecimentos a respeito da situação do Sr. Gervásio e Sr. Adão.
O Caso é acompanhado pelo CRAS e pelo PSF Rural, informamos que devido ao sigilo profissional não podemos esclarecer tão claramente as questões pertinentes a eles, sem com isso, expor os usuários e assim, ferir os direitos dos mesmos.
Contudo, informamos que a questão social apresentada deve ser avaliada em todo o contexto a qual está inserida.
Foi realizado estudo social, considerando as questões culturais, históricas e a própria identidade dos usuários, para assim, embasar nossa atuação.
Ainda por questões éticas, não podemos comentar a respeito das vontades e questões relacionadas aos atendimentos e peculiaridades dos indivíduos, porém, apesar da situação precária, os mesmos não apresentam problemas de saúde e não se encontram em pobreza extrema. Trata-se de uma questão cultural, tão peculiar quanto o próprio ser humano.
As providências que vem sendo tomadas estão embasadas na discussão de caso com profissionais da rede socioassistencial e Promotor de Justiça para que sejam garantidos os direitos dos idosos, respeitando, também, a vontade dos mesmos.
De acordo com a orientação do Promotor, tirá-los a força do local o qual vivem a vida inteira, é uma agressão e, também, uma violação dos seus direitos.
Além do trabalho desenvolvido pela Assistência Social do Município, foram encaminhadas as questões pertinentes para os outros departamentos, e desde então as medidas cabíveis a eles estão sendo tomadas, como abertura de estrada para o acesso ao terreno dos idosos, aterramento da nova base da casa, levantamento da base, e outras.
Entendemos a comoção, porém nos preocupamos com a exposição da imagem e vida dos usuários, assim sendo, pedimos que os interessados em saber notícias entrem em contato com o CRAS, o qual poderá prestar informações sem usar a imagem ou expor os idosos.

Beatriz Rezende Rocha


Boa noite a todos. Venho informar que a situação mencionada sobre o Senhor Gervásio já vem sendo acompanhada pelo CRAS de Soledade de Minas. Por serem pessoas muito humildes, houve muita resistência por parte dos moradores de aceitarem que outras pessoas, como pedreiros e profissionais da saúde, por exemplo, se aproximassem. Contudo, hoje já está em andamento a construção de sua nova residência, inclusive a base da casa já está pronta. Ademais, salientamos que também está sendo realizado acompanhamento da área da saúde, como realização de exames e acompanhamento de consultas. A situação de fato é precária, e também por isso não medimos esforços para o devido acompanhamento desta família, bem como a segurança de seus direitos. Estamos trabalhando para que a situação seja resolvida brevemente.

Cras Soledade