O sistema de telefonia para as ligações no 192 encontram problemas para completar a chamada; deputado Ulysses e secretário executivo do Samu Sul de Minas estiveram com a direção da operadora Oi para regularizar sistema
O Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) do Sul de Minas teve os seus trabalhos iniciados no final do mês de janeiro e, desde então, já foram realizados milhares de atendimentos nas 153 cidades da região que fazem parte do Consórcio. Para solicitar o atendimento é necessário discar 192, na central em Varginha, onde o pedido é encaminhado para a base mais próxima do local da ligação.
No entanto, em algumas cidades têm sido encontradas dificuldades para completar a ligação no 192 ou estão sendo direcionadas para outro número. Nesta sexta-feira, o deputado estadual Ulysses Gomes e o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião Sul de Minas (Cissul), Paulo Paroli, estiveram com a direção da operadora Oi, que faz a interligação com o número do Samu, o 192. O problema já foi identificado e as pessoas de várias cidades que ligam de telefones fixos ou de móveis da operadora Oi e de outras operadoras não estão conseguindo completar as ligações por falha do sistema de telefonia. A direção da operadora já deu andamento aos trabalhos para normalizar este sistema e permitir que as ligações se completem de qualquer operadora de telefonia das 153 cidades da região.
As cidades que estão com dificuldades em completar a ligação no 192 são: Arceburgo, Baependi, Borda da Mata, Brazópolis, Bueno Brandão, Caldas, Cambuí, Capitólio, Carmo da Cachoeira, Carmo de Minas, Carmo do Rio Claro, Carvalhópolis, Cássia, Caxambu, Claraval, Delfinópolis, Doresópolis, Gonçalves, Guaxupé, Ibiraci, Itajubá, Itutinga, Jacuí, Jacutinga, Lavras, Luminárias, Machado, Marmelópolis, Monsenhor Paulo, Monte Santo de Minas, Monte Sião, Munhoz, Muzambinho, Ouro Fino, Paraisópolis, Passos, Piranguçu, Piranguinho, Piumhi, Pouso Alegre, Ribeirão Vermelho, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São João da Mata, São Lourenço, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, Toledo, Três Corações, Três Pontas, Vargem Bonita e Wenceslau Braz.
Os dados estão sendo atualizados desde o dia 31 de janeiro, quando o Samu começou a operar na região.