Carnaval é sinônimo de samba, suor e muita cerveja. E por isso mesmo, as gôndolas dos supermercados já estão preparadas para atender a demanda dos foliões pela bebida que mais combina com o Carnaval. A Rede Giroforte, por exemplo, com 17 lojas em 11 cidades da região do Sul de Minas, espera um crescimento na ordem de 15% na vendas de cerveja para a festa deste ano.
De acordo com Bruno Dixini Carvalho, presidente da Giroforte, as cervejas convencionais de lata, tipo Pilsen, são as mais comercializadas nesse período. “As facilidades de locomoção, de armazenamento e de resfriamento são os principais motivos das cervejas em lata saírem mais nessa época”, diz Carvalho.
Mas Carvalho acredita que, mesmo com estoque, a Rede Giroforte deve perder venda do produto. Isso deve acontecer porque a AMBEV, por exemplo, está com seus estoques irregulares por conta da falta de água. “Aqui na região nenhuma cidade cancelou o carnaval em função da seca, como outros munícipios do estado. Mas, mesmo assim, a falta de água irá afetar a festa, pois muitas indústrias dependem dela para a produção de seus bens, como é o caso da cerveja”, explica Carvalho.
Para quem não sabe, a quantidade de água na cerveja representa 90% de sua composição e para uma bebida de qualidade, ela deve ser pura. Os outros ingredientes - malte, lúpulo, outros cereais e leveduras - formam 10% da cerveja.
Eliana Sonja