CBMG Operação Carnaval - Dicas de segurança para quem navega nas redes sociais



Quem navega pelas redes sociais, além de informação e conhecimento vai poder, também, ficar atento às dicas de prevenção. Os acidentes nas estradas e os afogamentos são os temas de uma campanha lançada nesta quinta-feira (12/02, nas redes sociais do Corpo de Bombeiros.

A estratégia da corporação será o uso das redes sociais para atingir o maior número de pessoas e conscientizar os foliões sobre a importância da prevenção. As mensagens que serão postadas nas redes sociais, no período de 11 a 19 de fevereiro, vão chamar a atenção para os afogamentos, acidentes automobilísticos e comportamento em locais onde haja grande concentração de pessoas. De acordo com o Capitão Rodrigo Castro, a ideia de usar as redes sociais é uma forma de atingir um público diversificado e com maior agilidade. “As oportunidades são muitas neste ambiente virtual, principalmente porque podemos levar nossas dicas de prevenção a públicos formadores de opinião em uma escala muito maior do que a alcançada com o material impresso. Além disso, contribuímos para que haja menor utilização de papel e consequentemente menos sujeira nas ruas”, alerta.

Entre as dicas de segurança que serão veiculadas pela campanha estão os cuidados com os afogamentos. A orientação dos bombeiros é que a pessoa evite ingerir bebida alcoólica antes de procurar locais para nadar. É recomendável também evitar brincadeiras perigosas em cachoeiras e procurar locais conhecidos para a diversão segura explica o Capitão Rodrigo “ Para cada situação existe um comportamento esperado e cada um deve adotá-lo como medida de auto-proteção”.

As dicas de prevenção serão veiculadas de 12 a 19 de fevereiro.

Operação Carnaval

A Operação Carnaval 2015 vai empregar o efetivo total do Corpo de Bombeiros, atualmente, 6,3 mil integrantes. Deste total 2,2 mil trabalharão apenas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A atuação vai se estender locais de maior fluxo de pessoas nesta época do ano como cachoeiras, lagoas e rios para prevenir os afogamentos. Além de viaturas de combate a incêndio, salvamento e resgate, dois helicópteros do Batalhão de Operações Aéreas permanecerão de sobreaviso, além de grupos especializados em ocorrências mais complexas.

Nas principais rodovias estaduais e federais, serão implantados os chamados “pontos-base”, viaturas posicionadas em locais estratégicos, que agilizarão a chegada ao local da ocorrência. Além do planejamento para o período de carnaval, a Corporação continuará a atender as ocorrências de rotina geradas pelo telefone 193. Por dia, são recebidas 1,5 mil ligações.

Siga as dicas do Corpo de Bombeiros: Afogamentos . Nunca nade sozinho . Evite ingerir bebida alcoólica . Nunca deixe crianças sozinhas . Não permaneça perto de embarcações . Respeite a sinalização do local Acidentes . Use o cinto de segurança . Respeite o limite de velocidade . Se beber, não diriga . Prefira viajar de dia, quando a visibilidade é maior Em locais públicos . Informe-se onde estão as saídas de emergência . Abandone o recinto de forma ordenada, sempre respeitando a ordem de saída . Procure sempre por locais onde haja o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros

Acompanhe nossas dicas nas redes sociais

www.bombeiros.mg.gov.br

Facebook: Bombeiros Minas Gerais



Twitter: @bombeiros_mg