Através de denúncia de moradora de Caxambu publicada nas redes sociais, onde foi informado sobre o estado precário em que se encontrava um cavalo abandonado no centro da cidade, houve a mobilização de internautas e o resgate do animal pela APAC ( Associação de Proteção dos Animais de Caxambu).
Bom dia!
-"Esse animal se encontra na av Gabriel Alves Fernandes machucado, com fome e nessa posição no minimo dois dias! Alguma fiscalização ou vão deixá-lo morrer? Isso é crime!", publicou Simone Rosental.
Segundo informações da APAC, a Associação recebeu várias mensagens informando que o animal estava abandonado no Centro de Caxambu necessitando de ajuda. -" Chamamos o Dr. Luis Renato da Clinica Veterinária Multpet e fomos ao local. Realmente as condições da égua não era das melhores. O veterinário prestou os primeiros socorros no local. Em seguida acionamos a Polícia Militar e fizemos um B.O. Uma alma muito boa ficou sabendo do caso e resolveu dar um lar para essa menina até que ela se recupere. Ela está com uma infecção na cabeça, estava também com muitos carrapatos e muito magra. Foi medicada e vermifugada. O veterinário fez a coleta do sangue para realizar os exames. Gostaríamos de agradecer ao Dr. Luis Renato que não pensou duas vezes para nos ajudar, provando que em Caxambu existem veterinários preocupados com o bem estar dos animais. Agora nossa menina está em local seguro. Solicitamos que se alguém conhecer o dono do animal informe para que sejam tomadas as devidas providências, junto a justiça. Pedimos também a ajuda nas despesas, pois a APAC está passando por situação difícil, e um animal desse porte gera um gasto muito grande. Agradecemos a todos", publicou APAC.
De acordo com entrevista concedida ao Jornal i9 Minas, no mês de novembro/2014, o prefeito de Caxambu, informou que havia um projeto em andamento que passaria a vigorar no mês de Janeiro/2015, pelo qual seriam adotadas as seguintes medidas:
Todos os cavalos receberão um chip de identificação. Os animais soltos pelas ruas serão recolhidos, levados ao estábulo localizado no Jardim Exposição, onde serão alimentados, vacinados, recebendo os cuidados necessários através da supervisão de um veterinário.
Para resgatar seu animal, o proprietário deve pagar uma multa que pode chegar ao valor de um salário mínimo. O valor da multa corresponde aos custos com transporte, alimentação, e demais cuidados com o animal . O prazo para o animal permanecer no estábulo será de cinco dias e, vencendo esse período, ele poderá ser encaminhado a doação.
Mas pelo visto não é o que está acontecendo. Nossa equipe entrará em contato com a prefeitura para averiguar o andamento de tal projeto.
Para os que quiserem e puderem ajudar abaixo os contatos APAC:
(35) 9819-2160
https://www.facebook.com/apac.protecaoaosanimais?fref=ts