SOLEDADE VIVE CRISE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA



O prefeito de Soledade de Minas, Emerson Ferreira Maciel,  confirmou neste sábado (24/01), ao meio dia, no programa da rádio Nova FM, que é grave a crise de abastecimento de água que o município vem atravessando. A captação de água vem de manancias que praticamente secaram devido a falta de chuva, este é o motivo principal do problema. O prefeito Emerson confirmou que deve baixar esta semana um decreto de Estado de Emergência dada a situação do município.
Segundo o prefeito, a prefeitura vem fazendo de tudo para minimizar os problemas dos moradores que esta semana atingiu 50% da cidade. A prefeitura de Soledade está utilizando caminhões pipa de Caxambu e de empresários de Soledade e está comprando água do SAAE de São Lourenço para abastecer as caixas d'água dos moradores.
A situação com a falta de chuva tende a se agravar ainda mais no inverno, pois os manaciais estão secos e no inverno o índice pluviométrico é ínfimo. Por isso, a prefeitura está estudando colocar hidrômetro em todas as residências antes do tempo e com isso, com o dinheiro do próprio município construir uma captação de água vindo do rio Verde. Segundo o prefeito o rio Verde está a 260 metros da captação de água de Soledade o que viabiliza a obra orçada em pouco mais de 110 mil reais. A idéia é utilizar a captação de água do rio Verde apenas para complementar a água que falta para quem está no final da linha.
O prefeito Emerson anunciou ainda que o carnaval de Soledade está com seu orçamento cortado em mais da metade do custo de outros anos: "Haverá carnaval, mas com este problema que nos aflige bastante fomos obrigados a cortar custos para que sobre dinheiro para resolver a questão da água na cidade de uma vez por todas", finalizou o prefeito Emerson Ferreira.


Fonte: São Lourenço News