POLÍCIA USA DRONE PARA SOBREVOAR CASA E LOCALIZAR PÉS DE MACONHA NO SUL DE MINAS


Um drone ajudou a Polícia Militar de Lavras(MG) a localizar uma plantação com 23 pés de maconha em uma casa da cidade. A apreensão aconteceu na tarde desta segunda-feira (19), depois de três meses de investigação, graças ao equipamento, que fez imagens aéreas do quintal da casa. A maconha estava em vasos escondidos em meio a árvores e protegidos por um muro alto. Os donos do imóvel, um nutricionista de 32 anos e um advogado de 29 anos, foram presos em flagrante acusados de plantarem e venderem drogas em festas universitárias.



Polícia usou Drone para localizar plantação / Foto: G1/SM


"Com as imagens captadas, realizamos uma incursão na casa e encontramos a droga", conta o comandante da PM de Lavras, Antônio Claret dos Santos. Segundo ele, os suspeitos são irmãos e alegaram serem apenas consumidores da droga. No entanto, a polícia tem indícios de que eles atuavam há pelo menos um ano na cidade.


Tecnologia


O equipamento aéreo não tripulado usado na operação da PM de Lavras custou cerca de R$ 8 mil e é o primeiro adquirido em Minas Gerais com o objetivo de auxiliar em investigações. Com uma câmera acoplada, o robô chegou ao batalhão em dezembro de 2014 e havia a expectativa de que ele permitisse a aproximação da polícia em áreas de difícil acesso. Foi esse o caso da apreensão desta terça.

Cercado por muro, o quintal camuflava o cultivo da maconha. A partir da confirmação de que a plantação existia, a PM conseguiu entrar no imóvel e localizar também outras drogas. Os suspeitos ainda guardavam cartelas de LSD, ecstasy e tabletes de maconha prensados. Tudo foi apreendido junto com R$ 600 em dinheiro.




Com informações do G1/SM