Com a culinária mineira, Salgueiro prepara a mesa para voltar a ser campeã



O desfile da escola de samba Salgueiro, do Rio de Janeiro, terá como enredo a culinária mineira. A apresentação da agremiação vai destacar a contribuição das três etnias que formam o povo brasileiro na constituição da identidade da alimentação do povo de Minas Gerais.
"A escola, que desfilará com 3.500 componentes e seis carros alegóricos, levará para a Sapucaí a história da culinária mineira. O barracão, capitaneado pelo casal de carnavalescos Renato e Márcia Lage, trará uma estética barroca mesclada com efeitos especiais moderníssimos".


No Carnaval 2014, o Salgueiro entrou na avenida com um enredo afro e um samba tido como um dos melhores do Grupo Especial. Porém, a reconquista do título, que escapa desde 2009, bateu na trave. Por um décimo, a vizinha Unidos da Tijuca venceu a disputa. Para 2015, o objetivo é um desfile perfeito. "Estamos em busca do décimo perdido. Logo após o carnaval, estudamos arduamente as justificativas dos jurados para entender no que havíamos sido penalizados. E estamos trabalhando para corrigir as falhas apresentadas na avenida", explica Dudu Azevedo, diretor de Carnaval do Salgueiro.
A escola, que desfilará com 3.500 componentes e seis carros alegóricos, levará para a Sapucaí a história da culinária mineira, destacando a contribuição das três etnias que formam o povo brasileiro na constituição da identidade da alimentação do povo de Minas Gerais. O barracão, capitaneado pelo casal de carnavalescos Renato e Márcia Lage, trará uma estética barroca mesclada com efeitos especiais moderníssimos, como já é marca de Renato Lage desde os tempos de Mocidade Independente de Padre Miguel. O enredo, patrocinado, de acordo com Dudu Azevedo, tem uma grande riqueza cultural. "Vamos falar, antes de tudo, da história de Minas Gerais, desde a alimentação dos índios até a contribuição do branco e do negro", explica o Diretor de Carnaval.

O samba-enredo da escola, que leva a assinatura do compositor Xande de Pilares, em parceria com Jassa, Betinho de Pilares, Miudinho, Luiz Pião e W. Correa, tem sido bastante criticado e tido como de nível inferior ao do ano passado, que colecionou os principais prêmios do Carnaval carioca. Mas o fato não preocupa Dudu Azevedo que considera o samba do Salgueiro como um dos que possuem maior potencial de explodir na avenida: "O nosso samba tem pegada de desfile e obedece rigorosamente ao enredo. Escolhemos um samba para disputar o carnaval, que está dentro do enredo e está empolgando muito os nossos componentes nos ensaios", afirma.

Outro trunfo da escola é a manutenção de praticamente os mesmos profissionais do último carnaval. A única defecção foi a do intérprete Quinho, que se afastou após tentar ser candidato de oposição à presidente Regina Celi. Os intérpretes da escola são Leonardo Bessa e Serginho do Porto. A bandeira é conduzida por Sidclei e Marcella Alves e os ritmistas prosseguem com a batuta de Mestre Marcão e a presença marcante da rainha Viviane Araújo.

Desde outubro realizando ensaios técnicos em duas ruas da Tijuca, o Salgueiro terá 2.500 componentes das suas alas de comunidade. E estes desfilantes receberam, há cerca de um mês, um aditivo na sua empolgação. A escola realizou um ensaio na sua primeira quadra, localizada no morro do Salgueiro. Em um espaço que não ocupava desde 1966, os sambistas da vermelho e branco tiveram uma carga de emoção que, segundo Dudu, irá explodir na avenida. "Estamos cada vez mais comprometidos com a nossa comunidade. Ela é quem vai nos conduzir à vitória", acredita. Ainda há vagas para desfilar nas 12 alas comerciais do Salgueiro. Os preços das fantasias variam entre R$ 800 e R$ 1.200 e os contatos dos chefes de ala se encontram no site oficial da escola.

Ficha Técnica – Acadêmicos do Salgueiro
Títulos: Campeã do Grupo Especial em 1960, 1963, 1965, 1969, 1971, 1974, 1975, 1993 e 2009
Presidente: Regina Celi Fernandes
Carnavalescos: Renato Lage e Márcia Lage
Intérpretes: Leonardo Bessa e Serginho do Porto
Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Sidclei e Marcella Alves
Mestre de Bateria: Marcão
Comissão de Frente: Hélio Bejani
Rainha de Bateria: Viviane Araújo
Enredo para 2015: "Do Fundo do Quintal, saberes e sabores na Sapucaí…"
Ordem de desfile: Quinta escola a desfilar no domingo de carnaval. Início do desfile entre 1h50 e 2h58.
Informações sobre fantasias e ensaios: www.salgueiro.com.br

Horários dos desfiles do Rio de Janeiro