Coluna Veterinária: Como prevenir Pulgas e Carrapatos


Esses parasitas são prejudiciais a saúde dos nossos bichinhos e podem transmitir doenças graves e alguns vermes. 

Os animais pegam pulga na rua, levam elas para casa e lá elas encontram muitos locais para fazer a desova. As pulgas põem seus ovos no ambiente, o que geram as infestações nos animais. No cão e no gato ela se alimenta de sangue e no ambiente (calor e umidade) elas eclodem e viram larvas que se alimentam de poeira.

Além de problemas dermatológicos, os carrapatos podem causar doenças graves (Babesiose e Erliquiose).Não é preciso grandes quantidades de carrapatos para transmitir a doença, apenas um que carregando formas infectantes de protozoários já é bastante para adquirir a doença.

Para tratar seu cão e gato é preciso tratar também o ambiente (como piso, pilhas de papéis, tapetes e carpetes), para isso existe produtos que matam pulga e carrapato, vendidos nas agropecuárias e Pet Shops. Já para tratar seu animal de estimação existem medicamentos Pour On ( passar na nuca), coleira anti pulga e carrapato, além de comprimidos.Qualquer sinal de apatia, febre, falta de apetite e mucosas pálidas é preciso que procure um Médico Veterinário.

Informações Importantes:

. Nunca use inseticidas contra insetos ou baratas no seu animal;
. Filhotes e fêmeas gestantes não devem ser banhados com produtos inseticidas;
. Consulte o veterinário antes de usar qualquer produto anti-pulgas e carrapatos, para a segurança do seu animal.


Afinal, quem AMA cuida!

Mellina Venturelli Quaresma
Médica Veterinária
CRMV-MG 12749
Nº controle EV 574/12
(35) 3341-7680