A Região composta por 34 municípios que aderiram ao SAMU entram em uma nova fase de atendimento médico a partir de hoje, dia 31 de janeiro. Trata-se da implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência do qual Aiuruoca, São Lourenço, Caxambu e mais 31 cidades do Sul de Minas fazem parte. O serviço é inovador e será capaz de diminuir ainda mais as emergências médicas em pronto socorro, podendo, de acordo com a enfermidade oferecer o tratamento e o suporte médico sem levar o paciente ao Hospital estabilizando o paciente em sua própria residência.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que vai atender 153 municípios do Sul de Minas, foi inaugurado nesta sexta-feira (30/01) em Varginha (MG). O serviço entra em operação após a data de início dos trabalhos ter sido adiada por três vezes. O custo de instalação da estrutura gira em torno de R$ 3 milhões. O Samu Regional será mantido através de um consórcio formado entre todos os municípios beneficiários.
Os 153 municípios atendidos estará divididos em 34 bases. Para ter acesso ao serviço, os usuários terão que ligar para o número 192.
O novo Samu traz também câmeras em cada uma das 43 ambulâncias recebidas. Nove delas são UTIs móveis. As imagens poderão ser acompanhadas pelos profissionais da central de operações, facilitando e monitorando os atendimentos.
A implantação do sistema foi adiada por três vezes desde outubro de 2014. Primeiro por problemas com convênios e com o governo do estado e depois porque faltavam médicos para o quadro de serviços. Os adiamentos também causaram transtornos para os profissionais convocados para o serviço.
Confira as 34 cidades onde o Samu passa a ter base no Sul de Minas:
Aiuruoca, Alfenas, Boa Esperança, Cambuí, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Cássia, Caxambu, Delfinópolis, Extrema, Guapé, Guaxupé, Itajubá, Lambari, Lavras, Luminárias, Machado, Nepomuceno, Nova Resende, Ouro Fino, Paraisópolis, Passos, Piumhi, * Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Três Pontas e Varginha.
Poços de Caldas, onde o serviço já funciona, é considerado como uma base do Samu Regional. No entanto, a cidade não faz parte do Cissul, o consórcio criado para operar a nova estrutura inaugurada nesta sexta-feira.
Quando devo chamar os Bombeiros ou o SAMU? - No momento da emergência, sempre surge aquela dúvida sobre qual órgão deve ser acionado para socorrer um acidentado. Chamo os bombeiros ou o SAMU? A prestação de primeiros socorros ou atendimento pré-hospitalar (APH), atualmente, é uma competência concorrente entre algumas instituições públicas, como os Corpos de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o conhecido SAMU, disciplinada pela Portaria 2048/2002 do Ministério da Saúde.
Primeiramente, é bom que se frise que, apesar da prestação de primeiro socorros ser realizada pelos dois órgãos, Bombeiros e SAMU não são a mesma coisa! Aí surge a questão, em que casos devem ser acionados cada órgão? Via de regra, considerem que as emergências envolvendo risco, além dos danos pessoais causados pelo próprio acidente, devem contar com a presença dos bombeiros a fim de estabilizar as condições de insegurança. De uma forma geral, considere a tabela abaixo para saber quando acionar os Bombeiros (193) ou o SAMU (192):
Use esta tabela para saber quando chamar os bombeiros ou o SAMU
Há outras situações, inclusive, que bombeiros e SAMU trabalham de maneira integrada. Por exemplo:
Acidente com motorista preso em ferragens e risco de vazamento
A cena consiste em um acidente de trânsito com vazamento de combustível, havendo uma vítima presa nas ferragens. Nesse caso, ao passo em que controlarão o risco de incêndio devido ao vazamento, os bombeiros efetuarão a retirada da vítima das ferragens, repassando, então, aos cuidados da equipe de primeiros socorros (que poderá ser dos próprios bombeiros ou do SAMU).
Utilizando essa informação você irá poupar tempo, fator crucial em qualquer atendimento de emergência. Ajude a salvar vidas, divulgue!