A Polícia Civil receberá 59 novas viaturas modelo Pálio, caracterizadas e com compartimento de celas. Os veículos serão distribuídos entre os Departamentos de Polícia Civil de Vespasiano (Central), Juiz de Fora (Zona da Mata), Uberaba (Triângulo), Lavras (Sul de Minas), Divinópolis (Centro-Oeste), Governador Valadares (Rio Doce), Uberlândia (Triângulo), Montes Claros (Norte de Minas), Ipatinga (Rio Doce), Barbacena (Central), Curvelo (Central), Teófilo Otoni (Mucuri), Unaí (Noroeste de Minas), Pouso Alegre (Sul de Minas), Poços de Caldas (Sul de Minas). Também receberão novas viaturas o Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família e o Departamento de Investigação Antidrogas.
Nesta quinta-feira (18/12), as entregas começaram pela cidade de Ipatinga e região, que recebeu 22 veículos modelo Pálio Weekend. A aquisição demandou um investimento de R$ 1,13 milhão. Segundo a chefe do Departamento de Ipatinga, delegada Irene Angélica Franco, o número de viaturas foi o maior já recebido, de uma só vez, pela unidade. Todas as novas viaturas são caracterizadas e possuem compartimento especial para o transporte de presos.
As 23 viaturas entregues em Ipatinga serão direcionadas para as delegacias das seguintes cidades: Ipatinga, Açucena, Belo Oriente, Mesquita, Santana do Paraíso, Caratinga, Bom Jesus do Galho, Ipanema, Inhapim, Itabira, Santa Maria de Itabira, Ferros, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Nova Era, Alvinópolis, Ponte Nova, Matipó, Espera Feliz, Mutum e Lajinha. Já Manhuaçu receberá dois veículos.
Segundo a delegada, a nova frota permitirá oferecer condições mais favoráveis de trabalho para os servidores, além de fortalecer a atuação das delegacias e dinamizar o atendimento aos cidadãos.
Polícia Militar
Já a Polícia Militar receberá 36 modelos Palio, com compartimento de cela, e 12 caminhonetes L200. As caminhonetes serão encaminhadas para o Projeto Patrulha Rural, contribuindo para a operacionalização de estratégias específicas de policiamento preventivo nas zonas rurais do Estado.
As viaturas reforçarão a frota do Grupamento Especializado em Policiamento em Áreas de Risco (Gepar), para execução do policiamento na capital e no interior. O Gepar atua na prevenção dos crimes violentos, em especial do homicídio, dedicando grande atenção à prevenção sistêmica ao tráfico de drogas ilícitas.
Investimentos consistentes
Desde 2003 até 2013, o Governo de Minas tem reforçado os investimentos na segurança pública do Estado. Nesse período, o efetivo da Polícia Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros passou de 49 mil para 58 mil policiais, um acréscimo de 18%. No mesmo período, a frota saltou de 7 mil para 15 mil viaturas, um acréscimo de 114%. A renovação e a modernização visam dar mais agilidade à polícia no trabalho de prevenção e combate à criminalidade.
Informações: Agência Minas