Mais uma ocorrência policial no bairro Santa Tereza em Caxambu




Idosa é vítima de tentativa de arrombamento na rua Florentino Anibal, bairro Santa Tereza em Caxambu.

A ocorrência aconteceu possivelmente entre a noite e a madrugada deste sábado (29) para domingo (30), e segundo a idosa de 77 anos a Polícia Militar foi acionada e como de costume atendeu prontamente ao chamado. Após verificação e constatação da tentativa de arrombamento os policiais orientaram que senhora ao perceber qualquer movimento suspeito entre em contato imediatamente com a Polícia Militar.

O fato é que as ocorrências são constantes neste bairro localizado próximo a rodoviária da cidade, um risco também para os turistas. Na última terça-feira (25), próximo a esta mesma rua três menores foram apreendidos pela PM portando uma faca e drogas. A polícia prendeu a legislação soltou.

Diante da insegurança e o temor do crescimento da violência no local, alguns moradores estão providenciando a colocação de camêras filmadoras em suas residências.

Nas grandes cidades o avanço da chamada “cidade ilegal”, ou seja, as ocupações espontâneas nas áreas de comunidades e periferias, hoje representam não apenas um ponto crítico de habitação, mas também o lócus de reprodução da criminalidade, inclusive o tráfico de drogas. Para que esse tipo de problemática não se reproduza em pequenas cidades do interior é necessário entender que o problema é social e que surge em função de uma desorganização espacial da cidade periférica. Desse modo, Caxambu convive com um espaço segregado que pode se tornar cada vez mais controlado pela criminalidade, pois onde a administração pública atua de forma precária, o crime se apresenta como oportunidade, Daí entender porque o bairro Santa Tereza apresenta tantas ocorrências. Assim, a territorialidade do crime se impõe a partir daquelas áreas do bairro mais precárias de infra-estrutura urbana ou as áreas mais discriminadas e com isso, estabelecendo leis e códigos decifrados apenas pelos atores sociais envolvidos no esquema do crime obtendo volumosos lucros e impondo estratégias de dominação política sobre a sociedade. Trocando em miudos, é necessário um trabalho que ofereça condições sociais e econômicas dignas a comunidade.

A polícia tem atuado dentro de seu âmbito e de suas possibllidades, mas é preciso que as autoridades atuem de forma incisiva, a fim de conter o crescimento desordenado da violência enquanto há tempo.




Por Roberta Pimenta