O título acima faz referência a um filme norte-americano cujo título é “Precisamos falar sobre o Kevin”. Lançado em 2012 e estrelado por Tilda Swinton e John C. Reilly, a fita conta a difícil relação de uma mãe com o seu primogênito. Mas apesar do relacionamento complicado com o filho, Eva não poderia imaginar que, aos 15 anos, Kevin seria capaz de tomar uma atitude tão irracional, que afetaria diversas outras famílias. Talvez pelo sentimento de culpa e pelo amor maternal, a mãe não abandona o filho e encara aqueles que a criticam, pois Kevin é um psicopata. Essa é uma realidade comum nos dias de hoje: certos assuntos viram tabus e as pessoas não querem enfrentar aquilo que as machucam e distorcem a vida cotidiana. Se assim é com um menino psicopata, também assim é com uma doença que mata milhares de mulheres todos os anos: o câncer de mama.
No mês em que, no mundo todo, a cor rosa cobre monumentos para que todos se lembrem da importância da prevenção contra o câncer de mama, é preciso que as pessoas, de fato, tenham coragem de assumir a doença como um espectro que ronda todas as mulheres. São quase 50 mil óbitos por ano em todo o mundo. Somente no Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima mais de 57 mil novos casos em 2014. “Ainda que algumas características, como hereditariedade, alimentação e estresse, estejam relacionadas ao surgimento do câncer de mama, a verdade é que ninguém está livre da doença. Por isso, a importância da prevenção, pois quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura”, diz Rosana Marques, empresária de Juruaia, proprietária da marca Ouseuse Lingerie.
Os números assustadores da doença e os abalos psicológicos que ela provoca, fizeram com que a empresária criasse, em 2007, o Projeto Social Amigas do Peito. A partir da experiência com moda íntima, Marques confecciona um sutiã especial para mulheres mastectomizadas. "Sempre senti a necessidade de fazer algo e daí surgiu a ideia do sutiã para colocar uma prótese. Foi uma maneira encontrada pela Ouseuse para ajudar essas mulheres que passam por um momento tão delicado da vida. Além da doença, a mutilação do seio - um ícone da feminilidade -, é uma dor a mais para a mulher. Assim, ajudamos a melhorar a autoestima dessas mulheres”, diz Marque
Projeto Social Amigas do Peito
Desde que foi criado o Projeto já ajudou algumas centenas de mulheres de norte a sul do País. Para mulheres carentes, a Ouseuse doa o sutiã e comercializa para aquelas que podem pagar. Recentemente, o Hospital do Câncer de Barretos, referência nacional no diagnóstico e tratamento de câncer, recebeu das mãos de Marques 50 sutiãs e um documento se comprometendo a doar mais peças sempre que a entidade tiver demanda.
“Nossos registros mostram que o Projeto já chegou a todos os rincões do Brasil. E é isso mesmo o que desejamos: levar ao máximo de mulheres a ideia do projeto e ajudar a quem precisa”, completa Marques. Para quem quiser saber mais sobre o Projeto Social Amigas do Peito, basta entrar no sitewww.ouseuse.com.br/amigasdopeito.
Eliana Sonja