VÍTIMA DE ACIDENTE ENTRE MOTO E CAVALO NO TREVO DE CAXAMBU PASSA BEM



Um problema que já vem, há bastante tempo, afligindo a população de Caxambu, acidentes que se deram pela presença de animais nas pistas. Algumas ocorrências com feridos leves, outros mais graves, um óbito de um jovem e outros tantos de animais.

O mais recente acidente que vitimou o jovem André Silva Vilhena, de 26 anos, que trafegava em sua moto e colidiu com um cavalo solto na pista, felizmente não causou danos graves, pois segundo seus familiares o rapaz está se recuperando muito bem, sem apresentar sequelas, ou qualquer problema de maior gravidade.

A colisão ocorreu nesta quinta-feira (25/09), por volta das 19h20min., no trevo de Caxambu. Conforme relato do pai da vítima, Sr. Renato José Mangia de Vilhena, André saiu de sua residência, (rua localizada próxima ao local do acidente e de seu estabelecimento comercial- Elétrica Nhá Chica) com destino ao Centro de Caxambu, foi surpreendido pelo animal que invadiu a pista chocando-se com ele. O rapaz foi socorrido pelo serviço de emergência Disk Ambulância, do Sr. Eustáquio Andrade, que informou ter encontrado a vítima inconsciente estirada no asfalto e o trânsito parado. “O rapaz estava inconsciente, depois recobrou os sentidos, ficou muito agitado e entrou em choque. O cavalo estava agonizando. Fizemos o atendimento e levamos a vítima para o Hospital Cônego Monte Raso, em Baependi”, disse.

De acordo com o Sr. Renato, além do problema com os animais falta iluminação no local do acidente, moradores do bairro já solicitaram providências, mas nada foi feito. “Graças a Deus meu filho está bem, mas as pessoas precisam tomar consciência e providências, os animais não tem culpa, são vítimas também. Um dia pode acontecer com o filho de qualquer cidadão, inclusive com os dos que de alguma maneira são responsáveis ou omissos”, enfatizou. O pai de André ainda alertou sobre gravidade dos boatos, que acabam por afetar ainda mais a família já sensibilizada. “É importante que as pessoas não repassem supostas notícias sem checar a veracidade dos fatos”, disse o Sr. Renato.

Alex da Silva Vilhena, irmão da vítima também registrou sua indignação com relação ao descaso. “Animais soltos e maltratados, não são os responsáveis, são sacrificados também. Acho que é preciso fiscalização, fazer um cadastro dos animais, como é feito com os passarinhos, com documentação e responsabilidade dos proprietários,” concluiu.

Não é a primeira vez que animais são peças integrantes nos laudos periciais, segundo relato de moradores da cidade vários acidentes já vitimaram seres humanos e animais. Há cerca de dois meses, próximo ao Motel Swing, um veículo Fiat Idea bateu em um cavalo, que morreu. Aproximadamente um ano atrás nas proximidades do mesmo local um jovem veio a falecer também num acidente semelhante ao de André, envolvendo moto e cavalo.

Fatores como a falta de responsabilidade de quem quer criar animais sem ter local adequado para tal, deixando-os soltos nas pistas e até mesmo em espaços urbanos, nas áreas centrais da cidade, e a falta de providências de quem de direito, contribuem para ocorrência deste tipo de acidente, e com isso vidas podem ser ceifadas. As circunstâncias são inúmeras, mas algo pode ser feito para diminuir o número de acidentes e até de vítimas, se forem formadas frentes de interesses, envolvendo a vontade política e a responsabilidade de todos.

Enquanto nada é feito, ao usuário que trafega pelas rodovias, a orientação dada, caso se depare com um animal, é de reduzir a velocidade, ligar o pisca-alerta e, passar com o veículo por trás do animal. Nunca se deve buzinar ou dar luz alta porque os animais podem se assustar e agravar o acidente. Em caso de acidente o número de emergência do Disk Ambulância (Caxambu e Baependi) é (35) 3341-1461.

Moto do acidente 


Por Roberta Pimenta