Secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social Eduardo Bernis propõe a criação do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda em Caxambu


Implatação de um SINE e a oferta de cursos de capacitação em Caxambu, também foram assuntos do ‘Café com Trabalho’.

Na manhã da última sexta-feira (29/08), aconteceu no Palace Hotel, o “Café com Trabalho”, um evento realizado pela Secretaria de Estado e Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE), com objetivo de estimular a capacitação de profissionais e a geração de empregos através da criação do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda em Caxambu, instância participativa tripartide (trabalhadores, empresários e poder executivo municipal) responsáveis por gerir as políticas públicas no município.

A reunião organizada com a parceria da Prefeitura de Caxambu, através da Secretaria de Promoção e Assistência Social, contou com a participação do Secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE), Eduardo Bernis, o Sub-secretário de Trabalho e Emprego e Presidente do Conselho Estadual de Trabalho Emprego e Renda, Hélio Rabelo, o Superintendente de Política de Trabalho Emprego Bruno Magalhães, o Prefeito Jurandir Belini, a Secretária de Promoção e Assistência Social Néia Belini, dentre outras autoridades, empresários e imprensa.

Durante o encontro o secretário Eduardo Bernis, o prefeito Jurandir Belini e a secretária Néia Belini falaram sobre a importância e os benefícios que a implantação do Conselho Municipal do Trabalho trará ao município. Através do Conselho será possível desenvolver ações que possibilitem a qualificação profissional, a identificação de demandas de empregos, o incentivo a novos empreendimentos, a atualização profissional da mão de obra, e o acompanhamento da conjuntura econômica e das variações do mercado de trabalho.

Segundo Eduardo Bernis já estão sendo desenvolvidas ações voltadas para políticas de trabalho, emprego e renda em Caxambu. A partir de estudos de diferentes perfis, foram levantados pela SEDESE, e identificados como necessários a região, 8 cursos de capacitação que serão ofertados a população local. Serão disponibilizadas 270 vagas, distribuidas em cursos em princípio voltados para o setor turístico, dentre eles técnico guia de turismo, técnico em hospedagem, técnico em administração e agente de informação turística. Outra informação importante divulgada na reunião foi a identificação da possibilidade da criação de um SINE ( Sistema Nacional de Emprego ) em Caxambu. De acordo com o secretário o SINE oferece uma série de serviços relevantes na intermediação entre empregados e empregadores, tais como a triagem e encaminhamento de empregados as empresas, seguro desemprego, primeiro emprego, etc. Atualmente o SINE mais próximo se localiza na cidade de São Lourenço. A instalação de um SINE em Caxambu, não só beneficiará a população local, mas também outras cidades da região.

Néia Belini também falou sobre os esforços de sua Secretaria para qualificação, capacitação de mão de obra em Caxambu, citando ações já desenvolvidas como os cursos que recentemente foram promovidos pelo PRONATEC, formando 85 profissionais no setor turístico, e informando que em breve serão oferecidos pelo SENAC mais 20 cursos.






Por Roberta Pimenta