Médico é preso por desligar aparelhos de paciente vivo
A Polícia Militar de Cambuí foi acionada na tarde do dia 30 de julho de 2014 para comparecer no Hospital Ana Moreira Salles, no Bairro São Benedito, onde familiares denunciavam que um paciente teria sido dado como morto quando ainda estaria vivo. O acionamento da Polícia Militar foi feito pela Juíza de Direito da Comarca.
As informações indicam que familiares chegaram ao hospital, onde o paciente José Aparecido Barbosa, de 59 anos, aguardava por uma vaga em UTI, verificando que estava sem os aparelhos que auxiliavam na respiração.
Ao questionar o médico de plantão, foram informados que o paciente teria entrado em óbito na manhã do mesmo dia, contudo os próprios familiares verificaram que o paciente respirava com dificuldades, sem os aparelhos necessários.
Ao verificar a falha, o paciente recebeu novamente os aparelhos, que ficaram desligados por cerca de 50 minutos. O médico informou que teria constatado a morte através de exame de reação da pupila e retirou os aparelhos para fazer o exame técnico de eletroencefalograma.
O médico responsável pelo procedimento foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.
Assessoria de Comunicação Organizacional da 27ª Cia PM Ind