Inscrições abertas para Cadastro Nacional de Candidatos à Utilização de Cães-guia

IFSULDEMINAS terá Centro de Treinamento no Câmpus Muzambinho



(07/08/2014) Lançada, na quarta-feira, 6 de agosto, pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a Chamada Pública para a criação do Cadastro Nacional de Candidatos à Utilização de Cães-Guia. O cadastro é voltado para pessoas com deficiência visual que têm interesse na utilização desses animais. O formulário para inscrição está disponível até às 23h59 do próximo dia 17 de agosto, no endereço eletrônico: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=16439

A inscrição servirá para a criação de uma lista de candidatos que poderão adquirir um cão-guia nos processos de seleção realizados pelos Centros de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia via editais. Esses centros são geridos pelos Institutos Federais (IFs) de Educação, Ciência e Tecnologia. No Brasil, já existe uma unidade em funcionamento, em Camboriú (SC). Outras seis estão em construção, sendo que uma delas será instalada em Muzambinho, no câmpus do IFSULDEMINAS.

Estão aptos a realizar a inscrição candidatos com cegueira ou baixa visão, no termos do art. 2º, I do Decreto nº 5.904/2006; a partir de 18 anos e que possuam condições físicas, psicológicas e financeiras para manter um cão-guia como tecnologia assistiva.

Entre os critérios de seleção dos beneficiados, está a área de abrangência. Por isso, as pessoas interessadas que residem em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo poderão conseguir um cão-guia oriundo no Centro de Formação que funcionará no Câmpus Muzambinho. Esse critério foi estabelecido para facilitar não somente a capitação de candidatos e a entrega dos cães-guia, mas principalmente o acompanhamento e atendimento aos usuários.

De acordo com o diretor-geral do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues, a obra do Centro de Formação foi dividida em etapas, sendo que a construção da sede é prevista para ser concluída até o mês de outubro. Posteriormente, novas etapas serão executadas, como a compra de mobiliário, equipamentos e os animais. Além disso, profissionais estão sendo capacitados para trabalhar especificamente na unidade. A docente e veterinária Diana Abrão está em Camboriú desde fevereiro de 2013 participando de treinamento no Instituto Federal Catarinense.

Outras informações sobre o cadastro podem ser obtidas pela página no Diário Oficial da União.

Assessoria de Comunicação
twitter.com/ifsuldeminas
facebook.com/ifsuldeminas