Abertura: dia 01 de julho de 2014
Local: Galeria de Arte da Imprensa Oficial
Av. Augusto de Lima 270, Centro, Belo Horizonte.
Horário: 9h às 18h
Informações: 31 – 3237-3547 - comunicacao@iof.mg.gov.br
Como parte do Programa Ambientação, que tem como objetivo central incentivar o consumo consciente de materiais recicláveis no ambiente de trabalho do governo do Estado de Minas Gerais e suas autarquias, a Imprensa Oficial vem apresentar a mostra de objetos criados de materiais reciclados a partir dos resíduos produzidos por sua gráfica, trabalhando desde o papel com suas várias formas e padrões, às madeiras utilizadas no suporte das bobinas, e tubos depapelão que vão no centro das bobinas.
Por ser uma indústria gráfica, muitos resíduos são gerados pela Imprensa Oficial e parte desses resíduos estão sendo reaproveitados pela Autarquia dentro da proposta do Programa Ambientação. A Imprensa aderiu, em 2012, ao Programa e criou uma comissão interna para o desenvolvimento de projetos para o descarte correto e reaproveitamento de material reciclável, criando um novo ciclo de produtividade e inovação na Autarquia, que vai apresentar ao público parte desse projeto em forma de uma mostra.
Com o nome de “Mostra Ambientação de aproveitamento de Materiais Recicláveis da Indústria Gráfica”, a exposição vai apresentar 12 peças, todas elas criadas e confeccionadas dentro da própria Imprensa, utilizando resíduos gerados pelo seu parque gráfico.
A mostra
Integra a mostra objetos criados utilizando como matéria prima o papel e seus muitos derivados, além de pallets - pedaços de madeiras que dão suporte ao papel – tubos de papelão, que vão no centro das bobinas, carretéis de wire-o – espirais de encadernação - e retalhos de jornais.
A madeira dos pallets agora é reutilizada para dar sustentação a biombos, bancos, cadeiras, porta-livros, prateleiras e pequenas mesas de centro, que são confeccionadas apenas com materiais recicláveis. Os resistentes tubos de papelão que vão dentro das bobinas de papel são também reaproveitados, ora como os pés das pequenas mesas de centro, ora como base dos bancos feitos de pallets.
Os papéis, com suas muitas formas e qualidades, são reaproveitados de forma harmoniosa e funcional, dando uma dimensão das várias possibilidades de reaproveitamento, evidenciando a viabilidade da reciclagem no campo da indústria gráfica. Compõem a mostra ainda flores artesanais, criadas com papeis e tecidos, porta-retratos, feitos de papéis e jornais, além de caixas de presente e cestas para revistas feitas com madeira e papeis.
Informações Imprensa Oficial/Petrônio Souza