Aprovação ao governo Dilma cai para 31%, aponta pesquisa Ibope

Levantamento encomendado pela CNI foi feito de 13 a 15 de junho.
Em comparação com pesquisa de março, queda foi de 5 pontos.

O governo da presidente Dilma Rousseff (PT) tem a aprovação de 31% dos eleitores, segundo pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quinta-feira (19). Esse é o percentual dos entrevistados que disseram considerar o governo "ótimo" ou "bom" na pesquisa, realizada entre os dias 13 e 15 de junho.
  •  
Avaliação do governo Dilma (Foto: Ibope)
Em comparação com a última pesquisa Ibope encomendada pela CNI, a avaliação positiva do governo teve uma queda de cinco pontos (de 36% para 31%), e a tendência de queda vem desde dezembro, quando o percentual de "ótimo/bom" atingiu 43% (veja gráfico ao lado).

O resultado da pesquisa de junho é:
Ótimo/bom: 31%
Regular: 34%
Ruim/péssimo: 33%
Não sabe/não respondeu: 1%

Os números da avaliação do governo são parte da pesquisa de intenção de voto para presidente da República divulgada nesta quinta pelo Ibope, na qual Dilma aparece em primeiro lugar, com 39%. No levantamento, a atual chefe do Executivo é seguida pelo senador Aécio Neves (PSDB), que tem 21%, e pelo ex-governador pernambucano Eduardo Campos (PSB), que somou 10%.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 142 municípios entre os dias 13 e 15 de junho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00171/2014.

Priscilla MendesDo G1, em Brasília