UFLA inaugura a Agência de Inovação do Café nesta sexta

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) inaugura a InovaCafé – Agência de Inovação do Café nesta manhã (27). Vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e sediada no campus da Universidade, a InovaCafé vai integrar em um mesmo espaço físico as iniciativas voltadas ao desenvolvimento de inovações para o setor cafeeiro, por meio da interação de profissionais e estudantes em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

A Agência é fruto da articulação do Polo de Excelência do Café, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais – Sectes, UFLA e Ministério da Educação (MEC), contando com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Também contribuem para a viabilização da nova Agência o Consórcio Pesquisa Café e INCT-Café, que nesse momento financiam outros investimentos necessários ao funcionamento da nova Agência.

O novo espaço vai integrar iniciativas do Setor de Cafeicultura da UFLA, o Polo de Excelência do Café, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT-Café), Polo de Tecnologia em Pós-Colheita do Café, Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, Centro Tecnológico de Comercialização Online de Café (e-Café Brasil), o Centro de Inteligência em Mercados (CIM), que inclui o Centro de Trainee em Mercados e o Bureau de Informação e Desenvolvimento do Café.
Também farão parte da agência a coordenação institucional do Consórcio Pesquisa Café, a Unidade de Torrefação de Café, o Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf), a secretaria administrativa da Revista Coffee Science, a Unidade de Difusão Virtual de Tecnologias – Café Web TV, o Centro de Armazenamento e Controle de Defensivos Agrícolas e o Laboratório de Análises Avançadas e Biotecnologia.

Estrutura – A InovaCafé vem ampliar a estrutura dedicada ao ensino, pesquisa e extensão em cafeicultura na UFLA, incluindo laboratórios já existentes, infraestrutura pós-colheita, casas de vegetação e experimentos de campo. O novo prédio possui aproximadamente 1500 metros quadrados de área construída em três pavimentos, incluindo salas dos projetos e laboratórios multiusuários. A construção teve um investimento de mais de R$ 2 milhões, sendo R$ 1,2 milhão repassado pela Finep, por meio da Sectes e o restante de contrapartida da UFLA, com recursos do MEC. 

Com informações Lavras 24 horas