Dr. Luiz Eduardo Ematne fala sobre mitos, verdades e tendências da cirurgia plástica



A cirurgia plástica evoluiu bastante no Brasil ao longo dos últimos anos. Com técnicas se modernizando progressivamente, as operações estão cada vez mais eficientes, menos invasivas, resultados bem naturais que valorizam a beleza individual.

O Dr. Luiz Eduardo Ematne é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, tendo se graduado em Medicina na Escola de Medicina Souza Marques e completando a sua residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica no Hospital Central do IASERJ, onde atuou com grandes cirurgiões da atualidade. Após o término da residência médica, aprimorou suas técnicas em Cirurgia Estética durante o fellowship que realizou na Clinica Volney Pitombo, no Rio de Janeiro, reconhecida mundialmente por seu trabalho em rinoplastia, onde também atuou como cirurgião assistente por 2 anos. Completou a sua formação em Atlanta, nos Estados Unidos, onde teve a oportunidade de trabalhar com médicos expoentes da cirurgia plástica do país, como os doutores Mark Codner, Clinton Mcord, Foad Nahai e Roderick Hester, membros do Paces Plastic Surgery – uma das mais renomadas clinicas americanas.

Na última sexta-feira (20/06) o Dr. Luiz Eduardo concedeu entrevista ao Jornal i9 Minas.
Resultados harmônicos, procedimentos estéticos e cirúrgicos menos invasivos possíveis e um histórico de muitos pacientes satisfeitos, Dr. Luiz Eduardo explica que ainda há muitas dúvidas sobre o assunto.
Confira a entrevista exclusiva em que ele aponta mitos, verdades e tendências das cirurgias plásticas.


É necessário trocar as próteses de mama após quanto tempo?

Na verdade não há um tempo determinado para trocar uma prótese. A prótese não tem uma data de validade. O que se recomenda é que após 10 anos do implante seja feito um rastreamento com ultrassonografia e/ou mamografia para averiguar o estado das próteses e somente em caso de algum dano devem ser trocadas, ou por desejo da própria paciente ou indicação do cirurgião. Cabe ressaltar que o rastreamento começa a partir da idade recomendada pela sociedade de mastologia, independente do implante.


Quais são as cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil?

Esteticamente falando, as mais frequentes são lipoaspiração e implante de próteses.

Qual cirurgia a pessoa deve fazer para modelar o bumbum?
A gluteoplastia com implante de prótese de silicone que dá, na maioria das vezes, um formato definitivo e muito satisfatório.

A partir de que idade podem ser realizadas cirurgias plásticas?
De correção de orelhas de abano (otoplastia), após os 6 anos de idade. Antes dessa idade não deve ser feita, pois a orelha cresce muito nesse período, o que pode acarretar alterações no resultado da cirurgia. Nariz entre os 14 e 15 anos de idade. Já nas cirurgias estéticas, de próteses e plástica de mama, impera o bom senso, porém, em média, a partir de 18 anos. Abaixo disso, em casos especias, cujo problema estético e auto-estima provoquem danos físicos e/ou psicológicos, desde que seja discutido com os pais e autorizado pelos mesmos.

Deve ser feita drenagem linfática e usar cintas e sutiãs, após todas as cirurgias?
Na maioria das cirurgias algum tipo de cinta ou faixa deve ser usada para modelar e comprimir o local operado, no caso das mamas usa-se o sutiã; abdômen e lipoaspiração, a cinta; em orelha de abano, uma tiara; por exemplo. Quanto á drenagem linfática é recomendado principalmente nas áreas de maior edema onde normalmente ocorrem em lipoaspirações e abdominoplastias.

Cirurgias Plásticas possuem mais riscos que outras cirurgias?

Todo tipo de cirurgia tem seus riscos. Desde retirar uma unha até uma cirurgia neurológica. Quanto maior o tempo cirúrgico maiores os riscos. O que se deve fazer é procurar um cirurgião credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e fazer todo o pré-operatório de forma correta e completa para saber se há segurança para realizar o procedimento sem maiores preocupações.
Um paciente com os exames em dia e risco cirúrgico realizado por um anestesista ou cardiologista, apresentando os resultados bons, pode se considerar apto para cirurgia. Pacientes com doenças crônicas como diabetes hipertensão arterial e histórico familiar de tromboembolismo pulmonar devem ser melhor investigados no pré-operatório.

Quais os pequenos procedimentos que também realiza?

Aplicação de toxina botulínica (popularmente chamada de "botox"), preenchimentos e cirurgias minimamente invasivas.

Há alguma restrição quanto a procedimentos no verão e o que realmente é aconselhável realizar nessa época do ano?

Qualquer procedimento é possível ser realizado nesta época do ano, desde que o(a) paciente obedeça as regras e restrições impostas pela cirurgia escolhida. O que importa realmente é a disponibilidade de tempo para recuperação.

O que o jovem mais busca quando procura por uma cirurgia plástica?
Cirurgicamente falando, cirurgia de lipo e prótese. Eles estão sempre em busca de uma melhor auto-estima não raro se enquadrar num ideal de corpo ditado pelo padrão estético vigente. Homens optam por lipo de abdomen, flanco e costas.

É comum que os pacientes cheguem ao consultório com grandes expectativas em relação às intervenções que querem realizar? Como lida com isso?

Interpretar e compreender o sonho de cada paciente exige sabedoria e experiência. Parece uma pergunta simples, mas talvez a mais importante de todas, na minha opiniao esta é a fase mais importante de uma cirurgia, na primeira consulta se evita transtornos e resultados indesejados no pós operatório. Isso porque, cabe ao cirurgião alertar ao paciente de uma forma honesta e sincera algumas questões, tais como cicatrizes, necessidades, tipo ideal de cirurgia que resolva o problema ou até mesmo não realizá-las. Nunca prometo o que não é possível. Tudo depende da realidade, de acordo com as características de cada paciente.

O que acha da realização de pequenos procedimentos cirúrgicos em clínicas estéticas e salões de beleza?

Extremamente grave e perigoso. Um risco desnecessário, pois os pacientes pensam em redução de custos, mal sabem eles que esta redução pode ser da sua própria segurança. Tal prática tem ocasionado problemas graves de difícíl resolução e algumas vezes levando até ao óbito.

A preferência nacional sempre foi o bumbum, mas recentemente os seios fartos viraram febre. Não acha que algumas mulheres estão exagerando na quantidade de silicone?

Vem sendo crescente, as brasileiras estão colocando próteses cada vez maiores. Qualquer exagero é danoso, sou contra, se constato que o procedimento irá ocasionar problemas, não faço.

“Enfim, cirurgia plástica não é um milagre, apesar de que para alguns cujo bom resultado pareçam como tal. Porém, depende de um conjunto de coisas, como a escolha de um bom cirurgião, obediência às restrições do pós-operatório e uma boa cicatrização. Em resumo o bom resultado também depende do paciente,” finaliza o Dr. Luiz Eduardo.


Dr. Luiz Eduardo se dedica à cirurgia plástica estética e reconstrutora, atendendo no Rio de Janeiro- Barra da Tijuca e Campo Grande-, e em Minas Gerais no Hospital de Aiuruoca.


SERVIÇO


Clínica

Av. das Américas, 3500 Ed. Hong Kong, 1000 – Sala 207
Barra da Tijuca – Rio de Janeiro / RJ
Telefone: (21) 2135-5433


Hospital Dr. Júlio Sanderson
Rua Felipe Senador, 461
Aiuruoca / MG
Telefone: (35) 3344-1234

Em Caxambu você poderá agendar sua consulta com desconto através do 
PAF - Convênio Assistência a Família
Com Edinho ou Rose (35) 3341-2606 / 8841-2676 / 8831-1926

Por Roberta Pimenta/ Jornal i9 Minas