Desafio Jovem recebe a visita da Primeira Igreja Presbiteriana de Caxambu




Um domingo ensolarado no pequeno sítio cercado pela natureza exuberante, onde a paz, a simplicidade e a harmonia são sentidas de maneira intensa. Neste cenário aconteceu o encontro entre membros da Primeira Igreja Presbiteriana de Caxambu, alunos, liderança e visitantes do Centro de Recuperação Desafio Jovem de Caxambu.

No dia 15 de junho, foi realizado no Centro de Recuperação Desafio Jovem Caxambu culto seguido de um gostoso almoço. Uma iniciativa da SAF Caxambu (Sociedade Auxiliadora Feminina, grupo de senhoras pertencentes a Primeira Igreja Presbiteriana de Caxambu, que desenvolvem um trabalho social e espiritual, de evangelização, adoração, comunhão e serviço. Durante o encontro Rosângela Pires, vice-presidente da SAF distribuiu pares de meias de lã aos alunos do Desafio Jovem. Os membros da igreja foram recebidos com muito carinho, e todos desfrutaram de momentos de comunhão e reflexão.

O Desafio Jovem é um programa de discipulado interno, que visa a recuperação de dependentes químicos/alcoólicos, tendo como base a Fé para auxiliar os alunos no seu relacionamento com Deus, com eles mesmos e com suas famílias. A comunidade de auto-ajuda usa orações e estudos bíblicos para combater a dependência de qualquer substância toxicológica, com foco na abstinência total. O tratamento terapêutico fornecido, funciona em sistema de internato e engloba diferentes vertentes: física, psicológica, social e espiritual.

Raul Volpe, em seu último dia como obreiro coordenador da Casa 1, explica que irá para 2ª fase do programa na Escola Missionária, em São Pedro, Baependi, sendo substituído por Robiston Jorge Cunha Rezende. Ele nos revela que o alcoolismo é o vício mais difícil de ser combatido, apresentando crises de abstinência muitas vezes complicadas.

Allan Aparecido do Nascimento, natural de Monte Santo de Minas, na Casa há três meses, relata que foi usuário de todo tipo de drogas, iniciando o vício aos 12 anos de idade, hoje com 24 anos. Ele conta que seu pai era alcoólatra, não trabalhava e batia muito em sua mãe. “ Ainda bem pequeno meu pai me levava aos bares em sua companhia. Minha mãe tinha que trabalhar para sustentar toda família, chegando em casa muito tarde e já cansada. Com isso tive muita liberdade, frequentei lugares inadequados e andei com más companhias. Um dia reconheci que precisava de ajuda, um colega de minha cidade já estava aqui no Desafio Jovem, então resolvi vir também.” Hoje Allan é cozinheiro da Casa, faz planos para voltar a sua cidade e levar uma nova vida.

O Programa Desafio Jovem na maioria dos casos recebe os alunos sem qualquer remuneração, por isso passa por uma série de dificuldades. Os próprios assistidos cuidam de todos os afazeres da casa, fabricam utensílios, cultivam verduras e legumes, criam um porquinho e algumas aves.
Qualquer colaboração é bem-vinda, a necessidade é grande. Quem puder ajudar, doar qualquer coisa, entre em contato: (35) 9122-5900 / 8855-8509 /(35) 92339520
Acesse https://www.facebook.com/DesafioJovemCaxambu

Direção: Pr. Jefferson Teixeira
Coordenação- Casa 1: Robiston Jorge Cunha Rezende
FAITH-CTM: Mayconn Levenhagen
Logistica: Felipe Dias













Mais fotos no facebook

Roberta Pimenta/Jornal i9 Minas