Conferência Municipal de Saúde debate funcionamento do SUS.


Com presença e participação de profissionais da área de saúde, representantes de entidades e população em geral, aconteceu em Caxambu, na última quinta-feira (29/05), a 6ª Conferência Municipal de Saúde.
Organizada pela Prefeitura de Caxambu através da Secretaria Municipal de Saúde, a conferência reuniu dois especialistas em gestão de saúde: O deputado federal Marcus Pestana e o ex-secretário de saúde de Minas Gerais Dr. Antônio Jorge Souza Marques.
Na mesa dos trabalhos, além das duas autoridades convidadas, também fizeram parte o prefeito de Caxambu Jurandir Belini, o secretário municipal de saúde Helder Vilela Siqueira, o presidente da câmara de Caxambu Joaquim Fernandes, a superintendente da SRS de Varginha Mabele de Barros Leite Nogueira, o presidente do COSEMS/MG Mauro Guimarães Junqueira, o presidente do conselho municipal de saúde de Caxambu Ademir Rogério e o diretor administrativo do novo hospital de Caxambu Vasco Borges da Gama.
Após os discursos de saudação, o deputado federal Marcus Pestana fez uma apresentação sobre o atual estado da saúde no país, em especial em Minas Gerais, afirmando que a falta de recursos é o grande obstáculo para o desenvolvimento do setor, destacando ainda que mesmo assim investimentos por parte dos governos Estadual e Federal estão previstos.
Logo após, foi descerrada a placa que marca a reabertura das atividades do hospital de Caxambu.
Em seguida aconteceu a palestra do ex-secretário de saúde de Minas Gerais Dr. Antônio Jorge Souza Marques que abordou o funcionamento do Serviço único de Saúde - SUS.
Os grupos de trabalho vieram em seguida com a discussão e a definição do Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos.
A Conferência Municipal de Saúde é um espaço de participação da população na política pública de saúde municipal, propiciando um momento de reflexão e construção coletiva dos rumos que se pretende para o SUS no município.


Informações e fotos ASCOM/Prefeitura de Caxambu