Sinal dos tempos: Soledade vai ter TV digital antes de cidades maiores na região



Foi anunciado dias atrás que a Câmara Municipal de Soledade de Minas definiu que haverá um repasse para a prefeitura com o objetivo de comprar um transmissor digital e instalá-lo para que os soledadenses assistam a Copa do Mundo 2014 com o que existe de melhor oferecido pela TV Digital, graças às suas economias. Isso mesmo: Soledade dá um passo à frente e coloca o sinal digital dando um baile em todas as cidades da região do Circuito das Águas e Terras Altas da mantiqueira.
Os benefícios da TV digital são inúmeros: O sinal digital possui várias vantagens sobre o sinal analógico. A principal está relacionada a interferências. Enquanto o sinal analógico se modifica por causa dos “ruídos” externos (ondas de rádio, TV, eletromagnéticas, eco de sinal, etc), o sinal digital chega ao receptor com a mesma qualidade dos dados que saiu da fonte emissora, o que é facilmente percebido numa TV. Enquanto a imagem do sinal analógico apresenta chuviscos, fantasmas e interferências de outros canais, a imagem digital é nítida e clara.
Grosseiramente falando, seria como comparar duas pessoas em um bar cheio de gente. Os ruídos externos podem atrapalhar o entendimento da conversa, enquanto que numa troca de bilhetes as informações são trocadas sem interferências exteriores.
Outra vantagem do sinal digital é a gravação. Enquanto os dados gravados analogicamente acabam perdendo qualidade com o tempo, os dados gravados digitalmente sempre manterão a qualidade original. Para perceber isso, basta tentar assistir uma fita VHS. Quanto mais tempo passa, pior a qualidade da imagem. Isso não acontece em um DVD.
A melhor vantagem do sinal digital seja, provavelmente,  a possibilidade de compactação de dados. Através de algoritmos complexos, eles podem ser armazenados ou enviados com um tamanho inferior ao arquivo original. Isso possibilita principalmente o envio de mais dados (filmes com qualidade melhor, por exemplo) onde normalmente não seria possível. E o interesse aqui é a Copa do Mundo, motivo mais que justo para que outros municípios da região também entrassem nesta fase digital.
Por associarem o sinal da TV digital a imagem de modernidade, muita gente pensa que para aproveitar as maravilhas da TV digital precisamos ter as TVs mais modernas do mercado. Muito pelo contrário. Qualquer TV, por mais antiga que seja, pode utilizar o sinal digital das emissoras para assistir sua programação favorita com a melhor qualidade de imagem e de áudio.
No Brasil, os aparelhos que funcionam como receptores de sinal digital são chamados de Setup Box. Eles pegam o sinal da TV Digital e podem transmitir digitalmente  via cabo HDMI para as TVs que possuem essa entrada (como o modelo DC2008H da Semp Toshiba), ou decodificá-las para analógico e passá-las via cabo RCA para qualquer TV que tenha entrada de áudio e vídeo.
Mesmo se você não tem uma TV HD ou Full HD, muitas vezes vale a pena optar pelo sinal digital. Conforme dito acima, a principal diferença é a qualidade da imagem. Se a imagem da sua TV chega com muito chiado ou chuvisco, pode ser que o sinal digital mude completamente a qualidade do áudio e do vídeo. 

Com informações da Câmara Municipal de Soledade de Minas