Segundo Saae, bombas de captação queimaram; novas serão compradas.
A estação de tratamento de esgoto de Boa Esperança (MG) está fora de operação. Todo o esgoto está sendo despejado em uma parte do Lago de Furnas, onde fica o dique. A área que recebe os resíduos sem tratamento está com o nível de água muito baixo por causa da estiagem e o mau cheiro tem sido motivo de reclamação.
O esgoto está sendo despejado no lago há pelo menos quatro meses. A parte que fica abaixo do dique parece mais um lago de esgoto. Mesmo assim, tem gente que ainda pesca no local.
A estação de tratamento de Boa Esperança foi inaugurada em 2012 após um investimento de R$ 8 milhões. No entanto, a estrutura não funciona desde o fim do ano passado. Segundo o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae), as bombas que levam os resíduos até a estação estão queimadas.
A falta de tratamento do esgoto sempre foi motivo de polêmica na cidade. A população esperava que com a instalação da ETE, o problema seria resolvido.
"É uma piscina de puro esgoto sem escoamento. Aqui o esgoto cai e fica. O descaso com esta área aqui é muito grande por parte do Saae principalmente. Não era para ter acontecido isso, mas aconteceu e está demorando para se resolver o problema", diz o aposentado Walbio Monteiro de Figueiredo.
O Saae de Boa Esperança informou que três novas bombas para a captação do esgoto foram compradas, mas elas ainda não chegaram à cidade. Ainda segundo a autarquia, o principal motivo para a demora foi o processo de licitação para aquisição dos equipamentos. A previsão é de que as novas bombas entrem em funcionamento ainda neste mês.
Do G1 Sul de Minas