Feiras com degustação prévia atraem clientes para o Sul de Minas

Montada há quase 14 anos, feira atrai turistas para compras em Gonçalves. 
Higiene e bom atendimento são diferenciais em São Sebastião do Paraíso.




Novos tipos de feiras e comércio de orgânicos tem atraído cada vez mais consumidores no Sul de Minas. Em São Sebastião do Paraíso (MG), a Feira da Estação, um local foi projetado e organizado para receber os produtores e os feirantes participam de um treinamento para melhorar a higiene do espaço e dos produtos postos à venda. Já em Gonçalves (MG), o que atrai é a venda de alimentos cultivados sem agrotóxicos. Tem até mesmo barracas onde o freguês pode experimentar antes de comprar.

A Feira da Estação está localizada em uma rua larga, com barracas espaçosas e o que chama a atenção é a variedade dos produtos somada à qualidade do atendimento. Montada há menos de um ano, as 35 barracas atraem pelo menos mil pessoas por semana – sempre aos sábados das 7h às 13h.

O objetivo da feira é também valorizar a agricultura familiar e por isso são promovidos cursos e capacitações para que o projeto seja expandido. “Pensamos nesta valorização e tem dado certo. Queremos que a feira se fortaleça no município”, disse Mauro Westin, secretário de Desenvolvimento Agropecuário.

Todos os feirantes trabalham uniformizados no espaço planejado para que a maior parte seja ocupada com hortifrutis, mas, há também as quitandas caseiras, os artesanatos e o tradicional pastel. Com o sucesso, os feirantes procuram dar mais valor aos produtos. “Eu vendo tudo já processado e vejo o estoque acabar rapidinho”, comentou a vendedora Vera Lúcia de Pádua.

A feirante Aparecida Nunes de Sá e o marido produzem bananas em São Sebastião do Paraíso, mas nunca tinham vendido o produto em feiras. A experiência tem sido boa. “Aumentamos nossa venda e tivemos a chance de promover nossos produtos para outras pessoas”, disse.

Produtos orgânicos ficam em evidência em Gonçalves, MG
Já em Gonçalves, a feira criada há 12 anos tem o mercado em expansão e já se tornou uma referência em outros locais. Atualmente, é abastecida por agricultores da região e 15 deles integram uma empresa que administra a feira. Ela é realizada aos sábados e recebe centenas de fregueses, semanalmente. A estrutura também oferece área de alimentação.
Produtos orgânicos são destaques em feiras (Foto: Edson de Oliveira/ Reprodução EPTV)
O diferencial é que no local é possível que os clientes degustem o produto, para que possam conhecer, antes de levar para casa. Em uma das bancas, o que chama a atenção são os molhos à base de pinhão, as geleias variadas e a broa cremosa. Em outra, além das verduras e legues, os clientes encontram peixes, frutas, laticínios e até mesmo produtos feitos à base de banana.

Quem procura este tipo de produtos, fica feliz com a feira. Há seis anos, a ceramista Cíntia Galvão só se alimenta de orgânicos e se mudou de São Paulo (SP) para a cidade mineira. “Os orgânicos me fazem bem, por isso dou preferência e aqui, com esta feira, estou feita”, comentou.

A contadora Sônia Furtado de Aguiar também ficou encantada com os produtos. “Eu filmei tudo, a qualidade das verduras é excelente”, pontuou.

Ponto para os pequenos produtores, como o Sebastião Gomes de Souza, que em um hectare e meio, cultiva uma horta variada e diferente de quando começou, consegue viver apenas da produção orgânica. “Eu trabalho com isso há 14 anos, não uso agrotóxicos e faço da mesma maneira que aprendi com meu pai”, destacou.

Do G1 Sul de Minas