Encontro de grafiteiros colore muros pichados em Varginha, MG

Artistas plásticos fizeram obras em casas da Estação Ferroviária da cidade.
Projeto surgiu há pouco mais de um ano e quer sensibilizar através da arte.

Os muros das casas da Estação Ferroviária de Varginha(MG) que estão pichados ganharam um novo visual neste sábado (29). Um grupo de artistas plásticos se reuniu para grafitar as paredes – com a autorização dos moradores - e criar uma exposição a céu aberto no local.

A ideia do encontrou partiu de um grupo de jovens que resolveu criar um projeto de incentivo á cultura em Varginha (MG). O projeto foi batizado como Vira-Lata e a ação reúne artistas urbanos que acreditam que com o grafite é possível transmitir mensagens otimistas e ainda garantir o colorido na cidade. “A iniciativa foi criada há cerca de 1 ano e desde então o espaço tombado pelo patrimônio histórico de Varginha tem ganhado uma cara nova”, destacou o grafiteiro Lucas Ribeiro.
Grafites passam a enfeitar muros que estavam pichados (Foto: Carlos Cazelato / EPTV)Grafites passam a enfeitar muros que estavam
pichados (Foto: Carlos Cazelato / EPTV)
O casal Orlando e Vilzene Mangiapelo Pederiva fez questão de ceder um espaço na casa para os grafiteiros. “Estava muito feio com as pichações e agora ganhou cores e arte”, comentou.

Ponto para os artistas, que com materiais próprios, transmitem o que sentem por meio dos desenhos, como é o caso de Cassiano Henrique Cândido, de Três Pontas (MG). “Eu tento passar o que eu sei, que é a arte”, disse.

Daqui em diante, o objetivo do grupo é preencher com arte os espaços onde faltam boas iniciativas. O carioca Flávio Fernandes aproveitou o encontro para fazer uma releitura das obras do 'profeta Gentileza', o famoso pregador do bem, responsável por ter escrito mensagens positivas em um viaduto do Rio de Janeiro (RJ). “Ele teve a obra apagada, mas agora ela ficará registrada neste muro. Fazemos isso também porque acreditamos num mundo melhor”, finalizou.

O encontro de grafiteiros continua neste domingo (30), das 10h às 18h na Estação Ferroviária e além das pinturas, o grupo promove também apresentações culturais com grupos da cidade.
Artista plástico se inspirou no 'profeta Gentileza' para grafitar (Foto: Carlos Cazelato / EPTV)Artista plástico se inspirou no 'profeta Gentileza' para grafitar (Foto: Carlos Cazelato / EPTV)
Do G1 Sul de Minas