Parque das Águas de Caxambu, estruturando para atender com eficiência moradores e turístas



O Parque das Águas de Caxambu, historicamente é o elemento “ordenador” da atividade turística no município, neste contexto alguns aspectos são fundamentais para manutenção de uma imagem favorável do parque, que possibilite um ambiente agradável para os visitantes, como também melhor vivência aos moradores da cidade.

Movido pela necessidade de uma harmônica conciliação entre a atividade turística e o bem estar da população, o administrador do Parque das Águas, Fábio Fernandes, estabeleceu horário e quantidade para o envasamento de garrafas nas fontes internas. Tal iniciativa visa diminuir o fluxo de garrafas nas fontes, nos horários de maior rotatividade de turistas, possibilitando um deslocamento adequado aos visitantes.

A fonte externa permanece nas mesmas condições de uso, sem limite de quantidade, aberta até as 22 horas.



Horários e quantidade para o envasamento de garrafas nas fontes internas (acesso pela portaria lateral):


De 04:00 às 06:30- sem limite de quantidade

De 07:00 às 9:00 - 10 litros por pessoa

A partir das 9 horas as fontes ficam liberadas para receber os turístas

De 12:00 às 15:00 - acesso novamente liberado pela portaria lateral com limite de 10 litros por pessoa

As 15 horas inicia-se o período de visitação turística que se estende até as 18 horas.

A partir das 19 horas a portaria lateral estará liberada até as 21 horas, para o acesso de todos que desejam coletar as águas das fontes internas. Em função de danos causados a brinquedos no parquinho e demais objetos do parque (horário de difícil controle), não será permitida a entrada de crianças no horário noturno.


As catracas da portaria principal já estão em fase de teste.

Segundo o administrador do parque, a estruturação da visitação possibilita o uso adequado do patrimônio, em benefício tanto dos turístas como dos habitantes da cidade. 


Por Roberta Pimenta / Jornal I9 Minas