Helicóptero do IEF em São Lourenço

Aeronave dá apoio aos bombeiros voluntários que combatiam um incêndio na Reserva Florestal Pedra do Papagaio.

Foto arquivo Brigada Matutu


Um helicóptero do Instituto Estadual de Florestas (IEF), operado pela Polícia Militar com sua base em Juiz de Fora aterrisou no final da tarde (01/02) em São Lourenço para reabastecimento.
Durante todo o dia a aeronave deu apoio aos bombeiros voluntários que combatiam um incêndio na Reserva Florestal Pedra do Papagaio, no município de Aiuruoca. Segundo o Tenente Franco o incêndio na reserva florestal está controlado e amanhã eles irão sobrevoar o local novamente para conferir se não existem mais focos na mata.
No decorrer do dia, o helicóptero transportou 12 bombeiros voluntários para o ponto exato do incêndio o que facilitou o rápido combate evitando que as chamas se alastrassem.
O helicópetro reabasteceu no Parque Municipal Ilha Antônio Dutra e em seguida decolou sentido sede do 57º BPM onde ficará  até a manhã deste domingo.
Criada em 05/08/1998, o Parque Estadual da Serra do Papagaio abriga um importante remanescente de Mata Atlântica do Estado. Localizado na Serra da Mantiqueira, possui formações mistas de campos, matas e áreas de enclave com matas de araucária.
Na unidade de conservação, concentram-se as nascentes dos principais rios formadores da bacia do Rio Grande, responsável pelo abastecimento de grandes centros urbanos do sul de Minas.
Engloba importantes conjuntos montanhosos das Serras do Garrafão e do Papagaio, apresentando cerca de 50% da área com declividade acentuada e altitudes acima de 1.800 m. As encostas mais elevadas localizam-se no sul (Morro da Mitra do Bispo com 2149m) e ao sudoeste (Pico do Bandeira com 2357m na Serra do Papagaio). Situa-se numa área de rochas ígneas ácidas, representadas por granitos de granulação fina e grosseira. Interliga-se, geograficamente, com a porção norte do Parque Nacional do Itatiaia, permitindo uma proteção mais efetiva da flora e da fauna, por compor um conjunto montanhoso contínuo, legalmente preservado.
O Parque é uma importante reserva de diversas espécies de mamíferos, aves e anfíbios, convivendo e se reproduzindo graças a riqueza de ambientes e abrigos existentes. Destacam-se o mono carvoeiro (considerado maior primata das américas), o lobo-guará, o papagaio do peito roxo e a onça parda.    

Com informações do São Lourenço News